crys 11 10

Como regularizar seu título de eleitor após o fim do prazo

Mais de 5,3 milhões de eleitores perderam o prazo para regularizar a situação eleitoral e correm o risco de ter seus títulos cancelados, conforme informado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

Essa situação envolve pessoas que não votaram, não justificaram as ausências e não pagaram as multas das últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares.

Os eleitores nessa situação devem procurar o cartório ou utilizar o autoatendimento eleitoral no site do TSE. O cancelamento dos títulos será feito de forma automática entre 30 de maio e 2 de junho, sem notificação individual.

Estão sujeitos ao cancelamento os eleitores que não votaram nas eleições de 2024 (em dois turnos) e no segundo turno de 2022, sem justificativa ou pagamento das multas.

Para verificar a situação do título, o eleitor pode acessar o site do TSE, entrar na página de “Autoatendimento Eleitoral”, clicar em “Título Eleitoral” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar situação eleitoral”. Eleitores com voto facultativo (analfabetos, menores de 18 anos, maiores de 70 anos ou com dificuldades para votar devido a deficiência) não estão sujeitos ao cancelamento.

Caso o título seja cancelado, a regularização pode ser feita por meio do pagamento de multas de R$ 3,51 por turno em que a pessoa não votou ou não justificou a ausência. O pagamento pode ser feito no autoatendimento eleitoral, e-Título, ou no cartório, através de boleto, Pix ou cartão.

O eleitor com título cancelado poderá ter restrições em várias áreas, como inscrição em concursos públicos, recebimento de salários de cargos públicos e participação em concorrências administrativas. Também é necessário regularizar a situação para obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais, realizar atos relativos ao serviço militar ou Imposto de Renda.

Se o título for cancelado, o eleitor ficará impedido de votar até regularizar a situação. Nas eleições de 2026, estarão em jogo os cargos de presidente da República, governadores, senadores e deputados federais.

Mais de 5,3 milhões de eleitores perderam o prazo para regularizar a situação eleitoral e correm o risco de ter seus títulos cancelados, conforme informado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.