A onda de frio extremo de até -3ºC afetará as regiões no Extremo Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, além de outras regiões do sul do Brasil.
Se povo estava achando que daria frio neste inverno, se enganou. Segundo os meteorologistas, vem frio intenso nesta semana.
Moradores do extremo oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná devem se preparar para uma onda de frio intenso acompanhada de geadas nos próximos dias.
A previsão foi anunciada pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra de São Joaquim, sinalizando mudanças significativas no clima da região
Com isso, segundo Ronaldo Coutinho, deve gear em muitas regiões do estado de Santa Catarina. Ele detalhou que, apesar da chuva pontual que atingiu a região na manhã desta quarta-feira, espera-se uma melhora gradual do tempo. No entanto, a chegada do vento minuano trará uma queda drástica de temperatura durante a tarde e noite.
Para quinta-feira, 27, as condições climáticas serão favoráveis, mas o frio será severo, especialmente nas áreas de baixada, onde as temperaturas devem variar entre 1ºC e 3ºC, com alta probabilidade de geada. Nas áreas mais altas, as mínimas ficarão entre 5ºC e 7ºC, podendo atingir máximas de até 18ºC durante o dia.
A sexta-feira, 28, começará com tempo estável, mas a instabilidade aumentará ao longo da tarde e noite, provocando nova queda nas temperaturas, que continuarão baixas no sábado, 29, com máximas abaixo de 10ºC e chuvas persistentes. À noite, espera-se formação de geada, com termômetros marcando entre 1ºC e 4ºC nas regiões mais baixas, podendo chegar a -3ºC ao amanhecer de domingo, 30, nas baixadas e entre 0ºC e 3ºC nas partes altas.
O frio intenso não dará trégua no início da próxima semana, com temperaturas negativas previstas novamente para as baixadas e valores próximos de 0ºC nas áreas mais elevadas. A chance de geada ao amanhecer permanece, exigindo atenção e preparo por parte dos residentes e agricultores da região.