crys 39 2

Receita Federal realiza doação de duas oliveiras ao município de Dionísio Cerqueira

Segundo a Administração Municipal as oliveiras doadas pela Receita Federal serão plantadas na Praça Central

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

A Receita Federal realizou nessa segunda-feira, dia 19 de janeiro, a doação de duas oliveiras à Prefeitura de Dionísio Cerqueira. A entrega ocorreu na área alfandegada da unidade instalada no município e integra o processo de destinação de árvores apreendidas que, após tratamento sanitário específico, passam a ter uso público ou institucional, evitando o descarte do material vegetal.

De acordo com o Delegado Chefe da Unidade da Receita Federal, Dr. Arnaldo Borteze, desde o ano passado foram apreendidas 51 oliveiras na região de Dionísio Cerqueira. Inicialmente, conforme os protocolos sanitários vigentes, a destinação prevista para essas árvores era a destruição. No entanto, após diálogo entre o Ministério da Agricultura e a Receita Federal, foi definida uma alternativa que possibilitou o reaproveitamento das plantas.

“Após muita conversa e estudos encontrou-se uma alternativa que seria o tratamento para combater eventuais pragas que essas árvores estariam trazendo para o país, e a partir do encontro dessa solução, algumas entidades, como a universidade do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina e também algumas prefeituras fizeram a solicitação desses itens. Então, após o tratamento, a Receita Federal está fazendo a doação, dessa vez para a administração local que utilizará as árvores para ornamentação, diferente das universidades que utilizaram principalmente para pesquisas”, explicou Arnaldo.

Durante o ato de entrega das árvores, o delegado da Receita Federal também comentou que durante a semana novas árvores deverão vir para o pátio da alfândega, e explicou o porquê do processo de tratamento das oliveiras ser realizado em Dionísio Cerqueira.

“A sanitização é feita com Brometo de Metila e segue critérios técnicos definidos pelo Ministério da Agricultura, sendo permitido apenas em locais que atendem a exigências específicas, tais como, o tratamento deve ser feito num recinto alfandegado, que é o que nós temos aqui em Dionísio Cerqueira. Tem que ser uma empresa credenciada junto ao Ministério da Agricultura. Terceiro, a necessidade do Ministério da Agricultura estar presente supervisionando esse procedimento. Concluído o procedimento, estando de acordo, é emitido um laudo e a possibilidade da destinação e, no caso, é o que nós estamos fazendo hoje aqui”, explicou Arnaldo.

O vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Alcir Sawaris, acompanhou o recebimento das oliveiras e ressaltou a importância da doação para o município, que pretende utilizar as árvores na ornamentação de espaços públicos.

“Agradecemos em nome do Dr. Arnaldo, a toda a equipe da Receita Federal e do Mapa, pela entrega dessas duas oliveiras para o nosso município, e que serão plantadas na nossa Praça Central, onde vai trazer mais embelezamento para o espaço”, destacou Alcir.

O vice-prefeito do município também comentou sobre o valor das oliveiras e a relevância da doação para a valorização dos espaços urbanos, destacando que se tratam de árvores de alto custo no mercado nacional.

“São várias oliveiras sendo apreendidas em toda a região, e que passarão a ser doadas também para outras entidades de outros municípios. São árvores muito caras, com valores elevados e que justamente por isso estão sendo trazidas para o Brasil, mas que por questões de sanidade e de importação ilegal acabam sendo apreendidas, e através do devido protocolo de sanitização da árvore bem como do pedido formal são doadas, e dessa vez Dionísio Cerqueira foi agraciado pela doação duas árvores que trarão ainda mais beleza e destaque para o nosso cartão postal, que é a nossa Praça Central”, concluiu o vice-prefeito.

A destinação das oliveiras segue os protocolos legais e sanitários estabelecidos pelos órgãos competentes e reforça a possibilidade de reaproveitamento de bens apreendidos, desde que atendidas todas as exigências técnicas, beneficiando municípios e instituições da região.

Leia também:
Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.