Ratinho Junior venceria Lula em um eventual segundo turno das eleições de 2026, segundo pesquisa da Futura/Apex. O governador do Paraná aparece com 40,6% das intenções de voto, contra 37,2% do atual presidente.
Uma pesquisa da Futura/Apex, divulgada nesta quinta-feira (27), revelou que o governador do Paraná, Ratinho Junior, superaria o presidente Lula em um eventual segundo turno das eleições de 2026.
O levantamento aponta que Ratinho teria 40,6% dos votos, contra 37,2% do petista. Além disso, 20,5% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.
O resultado surge um dia após o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, oficializar Ratinho Junior como principal nome do partido para a disputa presidencial.
“Ratinho é, sem dúvida, uma das lideranças mais preparadas do país. Ele tem conduzido o governo do Paraná de maneira excepcional, como nenhum outro governador na história do estado. Por isso, o PSD o abraça como uma referência nacional”, declarou Kassab.
A pesquisa também analisou diferentes cenários para o primeiro turno, indicando que Ratinho Junior é um dos governadores com maior viabilidade para entrar na disputa entre Lula e Bolsonaro.
No cenário que inclui todos os principais nomes, mesmo com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-mandatário lidera com 41,9%, seguido por Lula, com 31,7%. Ratinho Junior aparece com 6,7%, enquanto o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem 6%.
Quando o nome de Michelle Bolsonaro é testado, a ex-primeira-dama lidera com 35,3%, contra 29,9% de Lula.
Neste caso, Ratinho Junior cresce para 12,4% da preferência. Já em um cenário sem a presença de qualquer representante da família Bolsonaro, mas com a inclusão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior sobe para 15,1% e se mantém como o terceiro nome mais competitivo na disputa pelo Planalto.
Nos cenários que consideram o vice-presidente Geraldo Alckmin como representante do governo petista, Ratinho Junior chega a 16% das intenções de voto. Nesse caso, Alckmin tem 26%, enquanto Tarcísio de Freitas aparece com 24,6% e Ronaldo Caiado, com 9,8%.
O levantamento da Futura Inteligência foi realizado entre os dias 19 e 22 de março, por meio de entrevistas telefônicas com 1.000 eleitores. A pesquisa apresenta um índice de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: