crys 77

Ratinho Junior sanciona lei que cria CNH Social com gratuidade para pessoas de baixa renda no Paraná

Novo programa do governo do Paraná vai oferecer habilitação gratuita em modalidades específicas

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, nesta terça-feira (4), a Lei nº 22.763/2025, que institui o programa CNH Social no Paraná. A iniciativa será coordenada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e permitirá que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seja para a primeira habilitação, inclusão ou mudança de categoria. O objetivo é ampliar oportunidades de trabalho e reduzir desigualdades sociais.

Com a sanção, o Detran-PR passa a regulamentar o programa, definindo critérios, centros de formação participantes e orientações aos beneficiários. O primeiro edital, com previsão de 5 mil vagas, deve ser lançado ainda em 2025 para início das aulas em 2026.

O programa isentará os contemplados de todas as taxas exigidas no processo de habilitação, como exames médicos, aulas teóricas e práticas, provas e cursos especializados. Também será gratuita a inclusão da observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR). O investimento anual previsto é de R$ 2,8 milhões, custeado pelo Detran-PR.

O CNH Social será dividido em quatro modalidades:
Habilita — para obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B;
Profissionaliza — para habilitados que buscam categorias C, D ou E, incluindo cursos para transporte escolar e emergência;
CNH nas Escolas — reserva 10% das vagas de primeira habilitação para estudantes e recém-formados da rede pública estadual;
Mais Mulheres na Direção — destina 10% das vagas para mulheres na primeira habilitação e ao menos 50% para quem deseja mudar de categoria.

O programa também prevê 5% das vagas para pessoas com deficiência. Para participar, é necessário inscrição no CadÚnico, renda familiar de até três salários mínimos e residência no Paraná há pelo menos 12 meses. Candidatos com CNH suspensa ou cassada não poderão participar.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a medida complementa outras políticas de incentivo à mobilidade e empregabilidade. “Vai garantir primeira habilitação à população de baixa renda, aos jovens que buscam seu espaço no mercado e às mulheres que desejam se profissionalizar”, afirmou.

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

O Detran-PR deverá publicar relatórios periódicos sobre a execução do programa, com distribuição regional das vagas e número de atendidos, garantindo transparência ao processo.

Novo programa do governo do Paraná vai oferecer habilitação gratuita em modalidades específicas
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.