Piratas são muito famosos nos filmes, entretanto, muitos existiram de verdade, servindo inclusive, de base para os personagens das histórias que conhecemos. Um exemplo disso, é o pirata mais famoso do Piratas do Caribe, Jack Sparrow. Então, quer saber sobre ele na vida real? É só continuar a leitura.
Guia de assuntos:
Se você nunca assistiu nenhum dos filmes da sequência do Piratas do Caribe, provavelmente já ouviu falar em um tal pirata chamado de Jack Sparrow, certo? Bom, o personagem interpretado nas telonas pelo ator Johnny Depp, ficou muito famoso e conquistou o coração de muitos espectadores por conta do seu jeito excêntrico e único de ser.
Quem foi Jack Sparrow?
Com o nome de John Ward, ele era mais conhecido como Jack, porém tinha sido apelidado de Sparrow, dando origem ao nome do personagem. Além disso, outra coisa que inspirou a criação do Jack Sparrow do cinema foi a personalidade de Ward. Assim como nos filmes, o Sparrow da vida real também possuía modos excêntricos e uma história sinuosa. Mas afinal, quem foi John Ward, o Jack Sparrow da vida real?
John Ward, não foi pirata logo de cara, na verdade, ele começou como corsário no século 16 na Inglaterra. Isto é, era um tipo de pirata sancionado pelo governo para atacar navios inimigos. Porém, de acordo com a história, assim que um novo rei assumiu o trono inglês, Ward ficou desempregado. A partir disso, John Ward começou a atuar na pirataria.
Se tornando um dos piratas mais famosos e lendários da época, John Ward, o então Jack Sparrow, seguiu para o Mediterrâneo, onde capturou diversos navios cheios de mercadorias comerciais e acabou se instalando na Tunísia.
Por conta das suas ações, Sparrow usava roupas caras e peculiares, se tornando um pirata rico e muito respeitado, mesmo com sua personalidade extremamente excêntrica. Porém, assim como para muitos outros piratas, os dias de glória de Sparrow chegaram ao fim.
Ao ter seu navio com 350 homens partido por conta de uma tempestade, sua reputação nunca mais foi a mesma. Sendo portanto, descrito como azarado e idiota, além de ter o costume de ficar bêbado durante sua aposentadoria. Imagem muito parecida com a representada na franquia Piratas do Caribe.
Fatos sobre os piratas
Apesar de terem existido, como foi o caso de Jack Sparrow, os piratas não eram exatamente da maneira que vemos nos filmes, ou seja, muitas características foram inventadas. Por isso, separamos alguns fatos e curiosidades sobre essa população.
- Usavam tapa olhos para ajudar os olhos a se ajustarem tanto ao ar livre, quanto ao piso inferior do navio.
- Existiram várias piratas mulheres.
- Procuravam por mapas, pois valiam muito.
- Consumiam alimentos que não estragavam, como vegetais fermentados ou em conserva e carnes curadas.
- Seguiam a risca o Código Pirata.
- Tinham papagaios como animais de estimação.
- Nem todo pirata tinha a bandeira de caveira.
Gostou do conteúdo de hoje? Então confira o nosso blog para mais assuntos como este. Seja na tela grande ou na história real, os piratas continuam a nos fascinar com suas aventuras e mistérios. E quem sabe, ao assistir Piratas do Caribe novamente, você olhará para Jack Sparrow com uma nova perspectiva, sabendo que por trás do personagem há um pouco da vida e lendas de John Ward, o próprio Jack Sparrow da vida real.
Filmes da saga “Piratas do caribe”
Desde o lançamento do primeiro filme em 2003, a franquia “Piratas do Caribe” tem cativado o público com suas histórias de pirataria, aventuras emocionantes e personagens icônicos. Com um elenco estelar liderado por Johnny Depp no papel do excêntrico Capitão Jack Sparrow, esses filmes transportam os espectadores para um mundo de navios fantásticos, batalhas épicas e tesouros perdidos.
Leia mais:
Os filmes de “Piratas do Caribe” são uma saga cinematográfica de grande sucesso que conquistou o público com suas aventuras emocionantes e personagens carismáticos. Liderada pelo icônico Capitão Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp, a franquia transporta os espectadores para um mundo repleto de piratas, tesouros e perigos sobrenaturais. Com uma combinação de ação, humor, efeitos visuais impressionantes e uma trilha sonora marcante, os filmes oferecem uma experiência cinematográfica memorável para todas as idades.
Ao longo dos anos, “Piratas do Caribe” se tornou uma das sagas mais populares e duradouras da história do cinema, continuando a cativar espectadores em todo o mundo com sua magia e encanto.
Qual a diferença entre piratas, corsários e bucaneiros?
Muitas vezes, os termos “piratas”, “bucaneiros” e “corsários” são usados de forma intercambiável, mas na verdade eles representam diferentes tipos de navegadores e suas atividades marítimas.
Os piratas são conhecidos por saquear navios, roubar tesouros e atacar assentamentos costeiros sem a autorização de nenhum governo. Eles operavam de forma independente e muitas vezes eram vistos como foras da lei, enfrentando perseguições das autoridades navais.
Os bucaneiros, por outro lado, eram piratas específicos que se estabeleceram principalmente no Caribe durante os séculos XVII e XVIII. Eles eram conhecidos por caçar e grelhar carne de porco selvagem (conhecida como “buccan”), e por isso ganharam o nome de bucaneiros. Enquanto alguns bucaneiros eram piratas, outros eram mais como caçadores e comerciantes.
Já os corsários eram navegadores autorizados pelo governo para atacar navios de países inimigos durante períodos de guerra. Eles operavam com uma comissão de carta de corso, que basicamente os autorizava a agir como piratas, mas em nome de seu país. Os corsários eram vistos como uma forma legalizada de pirataria, e muitas vezes eram recompensados pelo governo por seus feitos.
Portanto, enquanto os piratas e bucaneiros eram geralmente vistos como foras da lei, os corsários eram considerados legalmente autorizados a realizar suas atividades de saque marítimo.