O jogador disputou torneio no Brasil, atuou pela seleção de base e estava prestes a fechar contrato com time da MLS quando ocorreu a tragédia.
O jovem colombiano Éder Smic Valencia, de 16 anos, morreu no último domingo (7) em um acidente de carro. Considerado uma das principais promessas do futebol do país, o atleta se preparava para assinar contrato com o New York Red Bulls, equipe que disputa a Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos.
A Academia Alemã Popayán (AAFP), onde treinava, confirmou a morte e prestou solidariedade aos familiares. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso jogador Éder Smic Valencia Ambuila (2009), que faleceu em um acidente de carro enquanto estava de férias em Guachené. Estamos com sua família e honramos sua memória. Ele estará para sempre em nossos corações”, informou a instituição em publicação nas redes sociais.
Segundo o jornal El Colombiano, o acidente envolveu três carros e um trator-reboque. Valencia não resistiu aos ferimentos.
O atleta já havia chamado a atenção de observadores internacionais e recentemente esteve no Brasil para disputar a Bulls Cup Sub-16, representando o New York Red Bulls contra equipes como Palmeiras, Bahia, Santos e Red Bull Salzburg. Também havia sido convocado pela seleção colombiana de base para compromissos entre 4 e 12 de agosto.

Leia também:
- Mistério revelado: navio mercante do século 16 é encontrado intacto no fundo do mar
- Tesouro escondido: vaso de 600 anos encontrado em caverna