Profissionais de saúde participam de capacitação em São José do Cedro

Evento reuniu 154 participantes de oito municípios para fortalecer ações do programa Penso, Logo Destino

Na última semana aconteceu no município de São José do Cedro, uma capacitação sobre Resíduos Sólidos e Saúde Pública, reunindo 154 profissionais de diferentes áreas, incluindo Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Fiscais Sanitários, Enfermeiros e Coordenadores Municipais do Programa Penso, Logo Destino.

O evento contou com participantes de Anchieta, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e São José do Cedro.

O objetivo da capacitação foi multiplicar o conhecimento sobre a destinação correta dos resíduos sólidos por meio da logística reversa, especialmente entre profissionais que visitam residências e têm contato direto com a população.

Durante o encontro, foram discutidos os riscos ambientais e à saúde causados pelo descarte inadequado de materiais como lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos, embalagens de óleos e agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.

Além disso, os participantes receberam orientações sobre o fluxo correto de descarte desses resíduos dentro do Programa Penso, Logo Destino.

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, através da Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária à Saúde, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense (AMEOSC) e o município de São José do Cedro, que sediou o evento.

A capacitação reforça o compromisso dos municípios em promover a conscientização ambiental e garantir que o descarte de resíduos seja feito de forma segura, minimizando impactos na saúde pública e no meio ambiente.

LER >>>  Paróquia São José realiza Festa do Colono e Motorista