Encontro reuniu educadores de Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul para fortalecer a alfabetização na primeira infância
Em um esforço contínuo para fortalecer a alfabetização na primeira infância, professores da rede municipal de ensino de Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul participaram do curso “Literatura e Escrita na Educação Infantil”.
O encontro reuniu 15 educadores, além da articuladora municipal do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Ivonete Lanza, com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas na alfabetização das crianças.
O curso teve como foco principal capacitar os professores com novas metodologias e estratégias para incentivar o interesse pela leitura e escrita desde a primeira infância.
Isso faz parte de uma série de ações estratégicas para fortalecer a educação nos municípios e garantir que as crianças tenham um desenvolvimento sólido na alfabetização.
Durante o encontro, houve trocas de experiências e aprendizado sobre o papel essencial da literatura na formação dos pequenos leitores.
A literatura é vista como uma ferramenta poderosa para despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, contribuindo assim para um desenvolvimento cognitivo e emocional mais amplo.
Essa iniciativa está alinhada com os objetivos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental.
A participação da articuladora municipal do programa no curso reflete o compromisso dos municípios em colaborar com a União para melhorar os resultados educacionais e promover a equidade na educação.
Com essa formação, os professores estarão mais preparados para enfrentar os desafios da alfabetização na primeira infância, contribuindo assim para um futuro mais promissor para as crianças de Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul.
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A colaboração entre educadores e a integração de programas nacionais, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas.