Hospital Regional de Francisco Beltrão inaugura primeira UTI Neonatal Neurológica do Paraná, com monitoramento remoto e tecnologia de ponta
O Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecóits (HRS), em Francisco Beltrão, passou a contar com a primeira UTI Neonatal Neurológica da rede estadual de saúde. A nova estrutura representa um marco no atendimento neonatal de alta complexidade, oferecendo monitoramento em tempo real por câmeras e equipamentos especializados, com acompanhamento contínuo de uma equipe treinada. O objetivo é garantir a proteção cerebral de recém-nascidos em situação de risco, fortalecendo as políticas públicas de cuidado desde os primeiros instantes de vida.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Protecting Brains & Saving Futures (PBSF), referência internacional em inovação voltada à saúde cerebral de bebês. A instituição tem como meta reduzir a zero as lesões cerebrais preveníveis, aliando tecnologia, segurança e capacitação. Em setembro, o HRS iniciou o projeto-piloto com um leito totalmente equipado, monitorado 24 horas por uma equipe especializada da central da PBSF, em São Paulo.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a iniciativa já beneficiou seis recém-nascidos desde sua implantação em 16 de setembro. “O monitoramento neurológico permite preservar a saúde cerebral dessas crianças com o mínimo de sedação, aumentando as chances de um desenvolvimento saudável”, afirmou.
O projeto terá uma fase de avaliação de 90 dias, na qual serão analisados os casos mais complexos. A partir dessa etapa, será estudada a possibilidade de expandir o modelo para outras unidades de saúde do Paraná.
De acordo com o diretor-geral do HRS, Alessandro Perondi, a UTI Neurológica possibilita acompanhamento remoto contínuo por especialistas altamente capacitados, além de recursos multimodais que permitem detectar precocemente convulsões e alterações neurológicas. “Identificar esses sinais no início pode evitar complicações graves e reduzir os riscos de deficiências no desenvolvimento infantil”, destacou.
O HRS já é referência em UTI Neonatal e Pediátrica para 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, além de oferecer atendimento em UTI Adulto, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular e Trauma/Ortopedia. A implantação dessa estrutura especializada reforça o protagonismo do hospital em cuidados intensivos e a busca constante por inovação no atendimento à saúde pública.



Leia também:
- O curioso “apagão mental” ao atravessar portas: por que esquecemos o que íamos fazer?
- Júlio Niederauer, secretário de Planejamento de São José do Cedro, destaca investimentos que estão sendo feitos no cemitério municipal para o Dia de Finados