De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e Epagri/Ciram, nos próximos dias há previsão de chuva persistente e volumosa para algumas regiões de Santa Catarina. Os acumulados previstos superam bastante a média de chuva para o mês de abril.
Nas áreas em laranja do mapa são esperados de 200 mm a 300 mm até o domingo, 14, com pontuais que podem superar os 350 mm, sendo a sexta-feira, 12, e o sábado, 13, os dias mais críticos, ou seja, os dias em que a chuva deve ser mais intensa e volumosa. Nessas áreas, Litoral Sul a Grande Florianópolis, o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.
Nas áreas em amarelo no mapa, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale, e parte do Planalto Sul, os volumes devem ficar entre 70 mm e 150 mm até o domingo, 14, com pontuais podendo chegar aos 200 mm. Nessas áreas o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas. Já nas áreas em verde o risco é baixo.
Leia mais:
- Governador participa em Blumenau de encontro regional do Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina
- Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc
A previsão indica tempo chuvoso até a próxima terça-feira, 16, quando uma frente fria avançará pela região Sul do Brasil, provocando chuva em todas as regiões catarinenses. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) reitera que é fundamental a população acompanhar diariamente as atualizações das Notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC e EPAGRI/CIRAM.
Recomendações para a população
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Não atravesse ruas alagadas;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.