Durante o evento de a reinauguração da agência do Sicoob Vale Sul, realizado em 17 de junho, o presidente da cooperativa, João Bactista Manfroi, mais conhecido como Joca, fez um anúncio importante sobre um projeto social inovador: o Banco de Sangue Virtual.
Joca detalhou como essa plataforma conecta doadores a quem precisa de sangue, simplificando o processo de doação e salvando vidas.
O Banco de Sangue Virtual é uma plataforma que facilita a conexão entre doadores e pacientes necessitados.
“Você já pensou em salvar vidas? O Banco de Sangue Virtual conecta quem precisa de sangue com quem pode doar. Se alguém próximo a você está precisando de doadores, nós ajudamos a encontrá-los. Acesse bancodesanguevirtual.com.br”, comentou ele.
A plataforma não armazena sangue fisicamente, mas sim, dados dos potenciais doadores. O cadastro é simples e rápido, exigindo informações como nome, idade, cidade, telefone, e-mail e tipo sanguíneo.
“É só entrar no site, fazer o cadastro e pronto. O Banco de Sangue tem contato com os hemocentros e hospitais. Quando há necessidade de sangue, eles nos informam, e nós enviamos mensagens para os doadores cadastrados na região”, detalhou Joca.
- Turismo cerqueirense se prepara para o 2º Festival Gastronômico
- Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel
Inicialmente implementado no Rio Grande do Sul, o projeto já conta com 24 mil doadores cadastrados. No Paraná, a iniciativa está começando a ganhar força, com 1.000 pessoas já registradas na plataforma. O objetivo é ampliar ainda mais a rede de doadores, garantindo que mais vidas possam ser salvas.
Para promover o projeto, voluntários do Sicoob Vale Sul visitam escolas e grandes empresas, explicando o funcionamento do Banco de Sangue Virtual em apresentações rápidas e informativas. A divulgação também acontece por meio da mídia local, como o Jornal da Fronteira e o Jornal de Beltrão, onde foram veiculadas páginas inteiras sobre o projeto no Dia Mundial do Doador.