Sessão presidida pelo vice-presidente, contou com apreciação de requerimentos, indicações e autorização do afastamento do prefeito
Na sessão desta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, a Câmara de Vereadores de Santo Antonio do Sudoeste aprovou por unanimidade, em votação única, o pedido de anuência para que o Prefeito Ricardo Antonio Ortiña se afaste do cargo e do país pelo período de dez dias. A sessão presidida pelo vice-presidente, Sergio Antonio de Mattos, realizou ainda apreciação de requerimentos e indicações.
De acordo com o presidente Sergio de Mattos, o documento enviado ao Legislativo informa que o afastamento do prefeito ocorrerá por motivos particulares, sendo que houve entendimentos entre os edis, para autorizar a ausência do prefeito.
“Conforme determina a Lei Orgânica Municipal, durante o período, a chefia do Executivo será exercida pelo vice-prefeito, que, segundo Matos, assume com a responsabilidade de dar continuidade às ações da administração municipal”, explicou o presidente.
Ele destacou que o Legislativo reconhece o trabalho desempenhado pela equipe do Executivo e mantém diálogo permanente com o município.
Ao comentar a ausência do presidente da Câmara, Mattos reforçou que deslocamentos a Curitiba ou Brasília costumam estar relacionados à busca de recursos, emendas parlamentares e projetos que possam atender demandas da população local. Para ele, essas agendas externas fazem parte do compromisso institucional de fortalecer ações voltadas ao desenvolvimento do município.
“O Legislativo tem atuado com regularidade ao longo do ano, mantendo a pauta em dia e conduzindo as atividades com transparência e alinhamento às necessidades da comunidade. Mesmo próximo ao período de recesso, a Câmara segue empenhada em desempenhar suas funções, reconhecendo as limitações inerentes ao processo legislativo, mas mantendo o objetivo de atender à população com responsabilidade e dedicação”, afirmou.


LEIA MAIS:Homem é morto a facadas no Bairro Vila Aurora, em Santo Antonio do Sudoeste
LEIA MAIS:Governo do Paraná lança programa histórico de habitação e Santo Antonio do Sudoeste será contemplado


