O TRE decidiu de forma unânime pela cassação com inelegibilidade por 8 anos do prefeito Clóvis Cucolotto e do vice Valdir Wiesenhutter
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), decidiu de forma unânime nesta quarta-feira (02), pela cassação com inelegibilidade por 8 anos dos mandatos do prefeito Clóvis Cucolotto e do vice Valdir Wiesenhutter de São João e pela realização de novas eleições no município.
Por 7 votos a 0 os desembargadores votaram a favor da acusação de abuso de poder político e econômico, além do uso indevido da estrutura pública para interferir no resultado da eleição municipal.
Além da perda dos cargos, o tribunal decidiu pela aplicação de multa de R$ 50 mil e inelegibilidade dos dois gestores por oito anos.
Clóvis Cucolotto atualmente também é presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), e em 2016 havia sido multado pelo Tribunal de Contas do Paraná após análise de um processo que julgava a contratação de uma empresa em um Concurso Público.
Na época, o tribunal analisou diversas falhas no certame sem o processo licitatório, além da comprovação da falta de qualificação técnica da empresa contratada e pela confirmação de que uma instrutora contratada tinha grau de parentesco com dois integrantes da Comissão do Concurso.
A decisão do TRE-PR proferida em sessão nesta quarta, ainda cabe e recurso e por hora, o prefeito segue ocupando o cargo do executivo de São João e a presidência da Amsop.
Lula lança Plano Safra 2025/2026 com juros mais altos
Secretaria de Assistência Social de Dionísio Cerqueira recebe novo veículo
Com vasta experiência no jornalismo, Rossy Ledesma é especialista na produção de conteúdos relacionados à segurança, assuntos do Mercosul e a relação entre Brasil e Argentina, bem-estar, conteúdo local e regional.