Prefeita Bianca se pronuncia sobre intensificação de fiscalizações na fronteira

Comerciantes da Tri Fronteira temem impactos econômicos com possível endurecimento das fiscalizações entre Brasil e Argentina

A prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, expressou preocupação diante das declarações da ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, que anunciou uma possível intensificação das fiscalizações na divisa entre os dois países.

A medida pode impactar diretamente a economia da região trifronteiriça, composta por Dionísio Cerqueira, Bernardo de Irigoyen e Barracão.

O anúncio da ministra gerou apreensão entre comerciantes locais, que temem restrições mais rígidas ao fluxo de mercadorias e pessoas.

No entanto, segundo Bianca, até o momento, não há forças de segurança atuando na fronteira, apenas a declaração da ministra sobre um possível endurecimento nas fiscalizações.

“Recebemos com atenção e cautela a fala da ministra de Segurança da Argentina sobre o endurecimento das questões transfronteiriças aqui entre Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen. Aguardamos ainda uma posição oficial do governo argentino sobre quais medidas serão tomadas. Claro que isso afeta diretamente nossa economia e comércio local, que hoje está muito aquecido pela valorização do peso e desvalorização do real”, afirmou a prefeita.

Bianca destacou que, em dezembro, a entrada de argentinos no Brasil cresceu mais de 50%, impulsionando o comércio local.

Segundo ela, ainda não há um posicionamento oficial do governo argentino sobre quais mudanças serão implementadas e quando.

“A questão envolve dois países e está sob a alçada dos Ministérios das Relações Internacionais. Aguardamos, com apreensão, quais serão as medidas adotadas. Como administradora do município de Dionísio Cerqueira, gostaria que o Ministério de Segurança da Argentina visitasse a região para entender, na prática, como funciona nossa fronteira”, acrescentou Bianca.