Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira

O pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), até as 23h59 do mesmo dia

Têm direito à isenção os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, aqueles que concluíram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, além dos integrantes de famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar o benefício.

O Enem é utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, e, desde 2004, os resultados podem ser usados como critério único ou complementar para ingresso no ensino superior.

Segundo o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda, a isenção da taxa é uma estratégia importante para ampliar o acesso às universidades, complementando iniciativas como o programa Aprova Paraná Universidades.

Mesmo os estudantes que obtiverem a isenção precisarão realizar a inscrição para o Enem, cujo período será anunciado posteriormente pelo Ministério da Educação (MEC).

Para os estudantes que receberam isenção no Enem 2024, mas não compareceram às provas, a justificativa de ausência é obrigatória para solicitar nova isenção no Enem 2025. A justificativa deve ser enviada pelo site do INEP até 2 de maio.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) disponibilizou recentemente a plataforma Enem Paraná, criada para apoiar a preparação dos estudantes da rede pública estadual.

O recurso educacional digital oferece ferramentas personalizadas de estudo, acessíveis tanto pelo computador quanto pelo celular, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem.

O pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), até as 23h59 do mesmo dia

Leia também:

LER >>>  MEC prepara projeto de lei que proíbe uso do celular em sala de aula