Heloisa L 14

Programa Porteira Pra Dentro melhora acessos rurais e facilita escoamento da produção

Iniciativa da administração de Guarujá do Sul através da secretaria de Agricultura e Obras realiza cascalhamento, transporte de material e maquinário às propriedades

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O município de Guarujá do Sul através da secretaria de Agricultura e Obras mantém em execução o Programa Porteira Pra Dentro, iniciativa voltada à melhoria dos acessos e das condições internas das propriedades rurais.

A ação prioriza obras de cascalhamento, transporte de material e uso de maquinário para facilitar o deslocamento, manejo das atividades produtivas e o escoamento da produção.

Os serviços são realizados de forma integrada entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Obras, responsável pela maior parte da execução operacional.

O secretário de Agricultura, Ederson Veis, explicou que o programa já existe há alguns anos e que a atual administração busca ampliar o atendimento ao longo do ano, mesmo diante das limitações do parque de máquinas e das dificuldades impostas pelas condições climáticas.

“O programa foi criado há alguns anos e agora estamos buscando dar sequência aos atendimentos. Tivemos dificuldades em períodos anteriores para aplicar os recursos, mas a intenção é atender, ao longo do ano, o maior número possível de agricultores. Estamos com deficiência de maquinário e será necessário reforçar o parque de máquinas”, comentou Ederson.

Ainda segundo o secretário, a equipe da Secretaria de Obras é quem executa os serviços.

“A Agricultura não dispõe dos equipamentos necessários. Estamos iniciando os trabalhos na Linha Posatto, onde começamos a recuperação das estradas, mesmo com dificuldades causadas pela falta de chuva. As equipes de Obras e Agricultura atuam juntas para atender as demandas dos produtores”, comentou.

Sobre a forma de acesso ao programa, o secretário orientou que os produtores realizem o cadastramento diretamente nas secretarias e explicou os tipos de serviços oferecidos. Ele detalhou como funciona o atendimento.

“O produtor deve procurar a Secretaria de Obras ou a Agricultura para fazer o cadastro. Conforme a disponibilidade, vamos atendendo. O programa prevê a melhoria da estrada de acesso e o transporte de até 10 cargas de pedra ou terra para recuperar entradas de propriedades e áreas próximas a pocilgas, estrevarias e estábulos. Esse atendimento é feito com o maquinário da Secretaria de Obras.”

Entre os produtores atendidos neste início de ano está o agricultor Valmir Mallman, da Linha Posatto, que recebeu cascalhamento no acesso à propriedade. Ele relatou a importância da melhoria para a rotina produtiva e para a circulação de veículos de maior porte.

“Há muitos anos a gente pedia por essa melhoria e não era atendido. Independentemente de quem seja o prefeito, isso precisa ser feito. Como é que vai escoar a produção sem uma entrada adequada? Hoje os caminhões são grandes, as máquinas também, e não conseguem entrar em qualquer lugar. Seja para piscicultura, reflorestamento ou grãos, é necessário ter um acesso em boas condições. O produtor precisa de máquina quando precisa e de uma entrada decente”, destacou Valmir.

Ao falar sobre a produção na propriedade, o agricultor ressaltou a diversidade de atividades e o ganho prático com a melhoria do acesso.

“Aqui produzimos milho, pitaya, reflorestamento e agora piscicultura. Com um acesso adequado, fica mais fácil vender a produção e se locomover dentro da propriedade.”

O Programa Porteira Pra Dentro atua em pontos estratégicos dentro das propriedades, como entradas principais e áreas de circulação de máquinas e caminhões.

A meta da administração municipal é ampliar os atendimentos ao longo do ano, conforme a disponibilidade de maquinário e as condições operacionais, priorizando situações que impactam diretamente o transporte da produção e a rotina do agricultor.

A integração entre as secretarias permite a execução dos serviços com a estrutura já existente, enquanto o município trabalha na reorganização do parque de máquinas para aumentar a capacidade de atendimento.

O cronograma é ajustado de acordo com a demanda registrada e as condições climáticas, que influenciam diretamente os trabalhos em estradas e acessos rurais.

LEIA MAIS:Guarujá do Sul revitaliza Horto de Plantas Medicinais com palestras educativas e limpeza

LEIA MAIS:Secretaria de Agricultura está cadastrando produtores para o bônus agrícola em Guarujá do sul

LEIA MAIS:Guarujá do Sul projeta avanços em obras e infraestrutura com foco no interior e na cidade

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.