Por que usar uma VPN: conheça os 7 principais benefícios

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o poder das redes virtuais privadas (também conhecidas como VPNs) e seu papel na garantia de uma maior privacidade e segurança na internet. Mas o que impulsiona essa crescente tendência no âmbito cibernético? Para responder a essa questão, destacamos abaixo 7 dos principais benefícios dessa tecnologia e por que você precisa começar a usá-la.

1 – Mais privacidade e segurança

Um dos principais benefícios de uma VPN é o reforço da privacidade e da segurança dos usuários. Ao criptografar sua conexão com a internet, uma VPN garante que suas atividades online permaneçam privadas e inacessíveis a olhares de terceiros, como hackers, provedores de internet ou agentes de vigilância governamental. Essa criptografia “embaralha” seus dados, tornando praticamente impossível que pessoas não autorizadas interceptem ou decifrem suas informações.

2 – Adeus limitações geográficas

Para os viajantes, uma das maiores frustrações ao sair do país é instantaneamente perder acesso a todos os seus serviços de streaming. Para resolver isso, muitos se perguntam “como mudar meu IP”, já que é o endereço IP o grande responsável por esse problema. A solução mais simples é: usar uma VPN. Capaz de mascarar seu endereço IP e rotear o tráfego da internet por meio de servidores localizados em diferentes regiões, a VPN permite que o usuário acesse seus conteúdos favoritos mesmo estando no exterior. Quer se trate de serviços de streaming, websites ou jogos online, a tecnologia possibilita contornar as restrições geográficas e recuperar todos os seus conteúdos prediletos.

3 – Proteção em conexões Wi-Fi públicas

As redes Wi-Fi públicas são pontos de acesso notoriamente vulneráveis a ataques cibernéticos. No entanto, com uma VPN, é possível navegar nesses hotspots com tranquilidade, mesmo quando essas redes Wi-Fi não são seguras. Isso porque a criptografia fornecida pela VPN protege seus dados de possíveis invasores, garantindo que suas informações confidenciais, como senhas, detalhes financeiros e comunicações pessoais, permaneçam privadas e inacessíveis a pessoas não autorizadas.

4 – Evitando a limitação da largura de banda

Os provedores de internet costumam empregar a limitação da largura de banda para reduzir a carga total da rede ao diminuir deliberadamente a velocidade da sua conexão com base nas suas atividades online. Eles fazem isso sobretudo quando os usuários realizam tarefas que consomem um grande volume de dados, como streaming de vídeo ou jogos online. Ao mascarar seu tráfego da internet com uma VPN, o usuário pode impedir essa limitação e manter velocidades consistentes em sua conexão.

5 – Acessando descontos regionais

Outra vantagem trazida pelas VPNs é o acesso a preços diferenciados nas suas compras online.  Muitas lojas virtuais, em especial aquelas de reserva de hotéis ou  de voos, possuem ofertas distintas a depender da localização geográfica do cliente. Ao mudar seu endereço IP (e consequentemente sua localidade aparente), uma VPN permite que o usuário desbloqueie descontos específicos de várias regiões e economize muito mais.

6 – Torrent anônimo e compartilhamento de arquivos (P2P)

Compartilhar arquivos no modo peer to peer ou baixar torrents são atividades que têm se tornado cada vez mais arriscadas ultimamente. Isso porque, sem proteção, seu histórico de downloads ou compartilhamentos pode ser exposto a qualquer um que saiba seu endereço IP. Para contornar essa situação, os usuários podem se valer de uma VPN, já que ela é capaz de alterar o IP e, assim, desvincular suas atividades online do seu endereço IP real.

7 – Acesso remoto seguro à rede do trabalho

Além dos usos pessoais, as VPNs também podem ser bastante úteis para as empresas. Um exemplo clássico é quando os empregados necessitam conectar-se remotamente à rede da companhia, seja para trabalhar ou acessar um arquivo confidencial. Com uma VPN, eles podem fazer isso de modo seguro, econômico e privado, já que a conexão é totalmente criptografada, garantindo que qualquer troca de informação do tráfego seja blindada contra indivíduos não autorizados.

Assim, ficam claros os motivos por que as redes virtuais privadas têm ganhado tanto destaque nos últimos anos. Possibilitando maior segurança e privacidade, além de trazer benefícios adicionais como economias nas compras virtuais e acesso a conteúdos com restrição geográfica, as VPNs são um artigo extremamente útil e necessário para uma melhor experiência da rede.

...