Por que ler um livro na cama nos faz cair no sono?

Muitas pessoas têm o costume de ler um livro antes de dormir, deitadas na cama. Fazer isso é muito agradável, especialmente com bastantes cobertores, nesse inverno infernal que está fazendo no Brasil. Contudo, quem nunca caiu no sono sem conseguir terminar um capítulo? Começamos a história no livro, mas ela termina mesmo nos nossos sonhos!

É um fato que a leitura na cama ajuda a pegar no sono. Mas por que isso acontece? Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro… O portal gringo Refinery29 fez essa pergunta para o Dr. Raman Malhotra, neurologista e membro da Academia Americana de Medicina do Sono. De forma geral, a leitura é uma atividade mais calma e relaxante do que as outras coisas que realizamos no nosso dia a dia. Ler linha após linha também ajuda a cansar os olhos e criar o clima para o sono.

Além disso, as histórias dos livros desviam a cabeça das preocupações com trabalho, família e outras coisas, que podem estar mantendo você acordado. Por fim, as pessoas geralmente escolhem um lugar calmo e silencioso para a leitura — às vezes com a meia luz de um abajur —, o que também é ideal para chamar o sono.

Esse fenômeno ocorre, em especial, com o bom e velho livro físico, em suas páginas de papel. Alguns tipos de leitores digitais podem não causar o mesmo efeito positivo para o sono, caso eles emitam luz azul no seu rosto — as luzes das telas atrapalham o sono.

O Dr. Malhotra explica que a leitura é uma atividade perfeita para por seu corpo “no clima” de uma boa noite de sono. “Isso permite que sua mente tenha um tempo para relaxar e descansar, antes que você desligue as luzes para cair no sono”, diz ele.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

https://paginaseguinte.com/2024/01/14/os-livros-literatura-que-podem-te-levar-uma-viagem-maravilhosa-sem-precedentes/

Sendo assim, largar o celular e pegar um livro é uma atividade altamente recomendada para pessoas que têm insônia. Prefira um livro que não seja muito emocionante e que não faça você ficar mais desperto, é claro, como uma obra de suspense.

Por outro lado, caso você queira realmente aproveitar algum livro, sem cair no sono a cada duas ou três páginas, os especialistas recomendam aumentar o brilho da luz, ler sentado e não deitado, além de procurar outros horários para a atividade.

Em suma, a leitura na cama não apenas nos transporta para mundos fictícios, mas também nos prepara para uma boa noite de sono. Entender os mecanismos por trás desse hábito pode nos ajudar a aproveitá-lo ao máximo, seja para relaxar após um longo dia ou para mergulhar em uma história emocionante. Então, da próxima vez que você se encontrar enrolado em seu cobertor, imerso em um livro, lembre-se de que está não apenas desfrutando de uma boa história, mas também preparando seu corpo e mente para um descanso rejuvenescedor.