crys 15 3

Projeto visa criar política estadual de conscientização e assistência às pessoas com doenças inflamatórias intestinais

Texto protocolado pelo deputado Ney Leprevost (União) trata da assistência às pessoas com doenças inflamatórias intestinais

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná, projeto de lei que cria a Política Estadual de Conscientização, Orientação e Assistência às Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais – Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

As Doenças Inflamatórias Intestinais, especialmente a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, são enfermidades crônicas e autoimunes que afetam de forma significativa a qualidade de vida de seus portadores. Elas podem se manifestar em qualquer faixa etária, porém, a frequência é maior entre os 20 e os 40 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e não têm cura. No Brasil, tem sido observado aumento dos casos nos últimos anos, sendo mais comuns a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Embora a origem exata permaneça desconhecida, fatores genéticos, imunológicos e ambientais são considerados contribuintes.

Os sintomas mais frequentes são vontade de ir ao banheiro muitas vezes ao dia, geralmente com a eliminação de muco e sangue; vontade intensa de evacuar, mas com a sensação de que não ocorreu o esvaziamento completo; e urgência evacuatória.

De acordo com o projeto de Leprevost, serão diretrizes da Política Estadual de Conscientização, Orientação e Assistência às Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais – Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa; campanhas educativas sobre sintomas, causas e formas de diagnóstico; cuidados diários e orientações; esclarecimentos sobre tratamentos disponíveis no SUS; combate ao preconceito, especialmente no ambiente escolar; promoção de mutirões de colonoscopias e exames correlatos nos hospitais públicos estaduais, priorizando casos com suspeita clínica de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa; além de programas mensais de acolhimento e orientações para familiares e pacientes portadores da doença.

“Nossa proposta tem como objetivo conscientizar a população, agilizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para garantir o melhor tratamento para os pacientes com essas condições crônicas”, afirmou Leprevost.

Texto protocolado pelo deputado Ney Leprevost (União) trata da assistência às pessoas com doenças inflamatórias intestinais

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.