O poke bowl havaiano com salmão conquistou espaço nas mesas brasileiras por unir frescor, praticidade e equilíbrio nutricional. Tradicional no Havaí, o prato tem origem na pesca local e se baseia em peixe cru cortado em cubos, temperado de forma simples e servido com acompanhamentos que valorizam textura e sabor.
Ingredientes
Para o arroz
2 xícaras de arroz japonês ou arroz branco de grão curto
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Para o salmão
300 g de salmão fresco próprio para consumo cru
3 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 colher de sopa de gergelim torrado
1 colher de sopa de cebolinha picada
Para a montagem do bowl
1 abacate maduro cortado em cubos ou fatias
1 pepino japonês fatiado ou em cubos
½ cebola roxa fatiada finamente
Alga nori em tiras ou alga wakame hidratada (opcional)
Manga, rabanete ou edamame (opcional)

Modo de preparo
Comece pelo arroz. Lave o arroz japonês em água corrente até que a água saia quase transparente. Coloque-o em uma panela com a água e cozinhe em fogo médio até que os grãos estejam macios e a água tenha sido absorvida. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, misture delicadamente o vinagre de arroz, o açúcar e o sal, espalhando o tempero sem amassar os grãos. Reserve até esfriar levemente.
Enquanto o arroz descansa, prepare o salmão. Corte o peixe em cubos médios com uma faca bem afiada. Coloque os cubos em uma tigela e acrescente o molho shoyu e o óleo de gergelim. Misture com cuidado para não desfazer o peixe. Finalize com o gergelim torrado e a cebolinha picada. Leve à geladeira por alguns minutos para manter a textura e o frescor.
Para a montagem, distribua o arroz no fundo de uma tigela funda. Disponha o salmão temperado sobre o arroz e organize os acompanhamentos ao redor, como abacate, pepino e cebola roxa. Se desejar, finalize com alga nori em tiras ou wakame hidratada. Sirva imediatamente.
LEIA MAIS: Como fazer sanduíche caprese no pão ciabatta




