A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Pods X-One, em repressão à propaganda, ao contrabando e à venda ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em residências e dois estabelecimentos comerciais, em Chapecó/SC.
Além disso, foram apreendidos R$ 10.600 em dinheiro; 500 cigarros eletrônicos; 256 essências; 144 energéticos e outras mercadorias de procedência estrangeira.
As investigações iniciaram em março de 2024, após o recebimento de informações registradas na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). Os produtos eram comercializados clandestinamente por meio da internet e em estabelecimentos comerciais.
Diante dos fatos constatados, os envolvidos poderão responder pelo crime de contrabando, com penas que podem chegar a cinco anos.
Segundo a PF, as investigações começaram em março deste ano, após o recebimento de informações na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à informação, a Fala.BR.
Ainda segundo a polícia, os produtos apreendidos eram comercializados de forma clandestina pela internet e em estabelecimentos comerciais na região Oeste Catarinense.
A Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, também conhecidos como cigarros eletrônicos ou vaper.
Leia também: Você sabia que pode ser pego no bafômetro após comer pão de forma?