Pessoas autistas conquistam maior autonomia com a carteirinha de identificação

Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de abril, a administração municipal de Barracão, através da Secretaria da Família, entregou para seis pessoas com espectro autista, as carteirinhas de identificação, que garantirá a elas maior autonomia em seus direitos.

O momento foi marcante em reconhecimento aos autistas, que muitas vezes precisam que seus familiares atuem na busca de seus direitos, como preferência em filas bancárias, comércios e outros espaços.

Rosane Machado de Freitas, secretária da Família e Desenvolvimento Social, comentou que a entrega das carteirinhas representa, não apenas um ato burocrático, mas sim um gesto de inclusão e suporte às famílias que lidam diariamente com os desafios do autismo.

“Com essas carteirinhas, buscamos suprir uma necessidade de reconhecer e respeitar essas pessoas, proporcionando-lhes acesso a serviços essenciais, especialmente na área da educação. Nos últimos anos tivemos uma evidente evolução nos processos de diagnóstico do autismo, o que levou a um aumento significativo no número de crianças com autismo, fato que evidencia a importância de iniciativas como essa, que buscam atender às demandas específicas dessas famílias”, comentou ela.

Um dos desafios enfrentados pelas famílias diz respeito à obtenção de informações e documentos necessários para a emissão das carteirinhas.

O assistente social Bruno Wagner destacou a importância do apoio oferecido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social nesse processo, orientando e auxiliando os pais que enfrentam dificuldades.

Além disso, questões como a tipagem sanguínea representam obstáculos adicionais para algumas famílias. No entanto, a Secretaria está disponível para oferecer suporte contínuo, buscando garantir que todas as crianças tenham acesso aos benefícios do programa.

Como forma de proporcionar ainda mais suporte às crianças com autismo e suas famílias, a Secretaria decidiu incluir acessórios de identificação, como cordões, pulseiras e chaveiros. Esses itens não apenas facilitam a identificação das crianças em locais públicos, mas também contribuem para que recebam o devido respeito e prioridade em situações cotidianas.

A iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria da Família de Barracão em promover a inclusão e o bem-estar das crianças autistas, reconhecendo suas necessidades específicas e buscando oferecer soluções eficazes.

Luciane Dias Nunes comentou que a entrega das carteirinhas e dos acessórios de identificação representa um marco importante na trajetória de apoio às famílias de crianças autistas em Barracão. Mais do que documentos e objetos, esses gestos simbolizam o reconhecimento, o respeito e a inclusão de uma comunidade que merece toda a atenção e suporte da sociedade.

Leia mais

Greve dos professores repercute em reunião da Comissão de Educação

Ascoagrin apoia e divulga campanha de solidariedade às famílias atingidas pelas enchentes no RS

...