Pesquisa sobre suspensão do X no Brasil foi realizada pelo instituto Real Time Big Data e 1,2 mil pessoas participaram
Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data mostrou que 72% dos brasileiros entrevistados – cerca de 1,2 mil – não concordam com a suspensão do X, antigo Twitter no Brasil.
O dado se opõe aos 13% que concordam com a medida determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, enquanto 15% dos entrevistados não souberam responder.
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) também prevê que, caso pessoas físicas ou jurídicas usem VPN para acessar a rede social que está suspensa, uma multa diária de R$ 50 mil pode ser aplicada.
Segunda a pesquisa do Real Time Big Data, a grande maioria dos entrevistados não concorda com a sanção: 84%. Já 9% das pessoas disseram concordar com a aplicação da multa. Outros 7% não sabem.
Provadores de internet bloqueiam X
A suspensão do X no Brasil começou entre sexta-feira (30) e sábado (31), após Elon Musk, proprietário da rede social, não ter indicado um representante legal do X no Brasil depois de ter anunciado o fechamento do escritório no país.
A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) informou ao STF que mais de 20 provadores de internet de todo o Brasil foram informados sobre a suspensão.
Fonte: ND+