Paulo Savaris expressa sua opinião sobre assuntos da atualidade

No mundo acelerado de hoje, nem sempre encontramos tempo para refletir sobre a vida, o mundo e os acontecimentos.

Em alguns casos, após uma jornada de trabalho, depois de uma certa idade, algumas pessoas conseguem atingir o tão sonhado “momento seu”, onde pode escolher sobre o que fazer.

Esse é o caso do professor aposentado, ex-prefeito e atual blogueiro, do município de Flor da Serra do Sul, Paulo Roberto Savaris.

Ao participar da 29ª edição do programa Diz Aí Podcast, promovido pela TV da Fronteira, um projeto do Jornal da Fronteira, ele proporcionou uma imersão na sabedoria e na reflexão sobre a vida. Ele que é reconhecido por sua profundidade religiosa e reflexiva, expôs suas opiniões sobre diversos temas, suas experiências pessoais e também sua visão sobre autoconhecimento, empatia e propósito de vida.

A conversa se iniciou com uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento como fundamento para contribuir com os outros. Ele destacou a necessidade de compreender a si mesmo antes de agir em relação aos outros, citando o livro “Eu e Tu” como uma inspiração nesse sentido. Paulo falou sobre o Papa Francisco ao abordar a “doença da autossuficiência” e a essencialidade da empatia nas relações humanas.

A conversa evoluiu naturalmente para a busca pela sabedoria ao longo da vida, com referências ao budismo e à filosofia.

ac093741 0282 4f74 8d1c 9bba5d3acfa9

Paulo Savaris enfatizou a importância de se libertar das bagagens desnecessárias, tornando-se “leve” e “livre” para alcançar um estado de plenitude e contentamento.

Um dos pontos altos do diálogo durante o programa foi a reflexão sobre a importância da família na jornada pessoal de cada indivíduo.

“A família é como uma engrenagem, cada um cumpre uma função, todas tem que estar bem engraxadas e cada um fazendo a sua parte, para que o sistema funcione”, destacou.

Paulo compartilhou suas experiências como pai e avô, ressaltando a necessidade de auto aperfeiçoamento e a importância de mudar a si mesmo antes de tentar mudar os outros.

O diálogo culminou em reflexões sobre a sociedade contemporânea, enfatizando a importância de se concentrar na melhoria pessoal em vez de tentar “mudar o mundo” externamente.

Ele destacou a necessidade de viver em harmonia consigo mesmo e com os outros, buscando um propósito de vida que vá além das expectativas sociais e das influências externas.

“O blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/ que hoje atuo, manifesto as minhas opiniões, conto as histórias das famílias de Flor da Serra do Sul, conto histórias do nosso município, que hoje me envolvem bastante em pesquisas e me ajudam a ocupar o tempo. Eu dedico quatro ou cinco horas à leitura, e mais algumas horas ao blog. Estou fazendo o que eu gosto, refletindo e contribuindo com a vida das outras pessoas”, comentou ele.

Assista o podcast com Paulo Savaris pelo canal do YouTube @dizaipodcastfronteira: