A segurança pública é dever do Estado, mas também, direito e responsabilidade de todos, assim, devido ao registro de fatos que causaram muita repercussão na comunidade da Tri Fronteira, as equipes policiais mudaram em partes as formas de ação em Dionísio Cerqueira e Barracão.
Conforme amplamente divulgado, houve nos últimos dias, registros de arrombamentos e furtos, principalmente em comércios na área central das cidades gêmeas, isso mobilizou a comunidade em cobrar respostas por parte das autoridades locais.
Pelo município de Barracão, onde houve mais registros, em poucos dias, a Polícia Militar e Polícia Civil promoveram uma reunião com a Administração, e durante o encontro foram colocados em pauta vários assuntos referentes à segurança pública, dentre eles e o que mais chamou atenção, tem a ver com a falta de efetivo nas unidades.
- Oi, Vivo e TIM são multadas por propaganda enganosa sobre 5G
- Após seis anos, CTG Sinuelo da Fronteira retoma Invernada Adulta
No que se refere a Polícia Militar, atualmente a equipe de serviço é composta por apenas dois policiais, que cumprem um plantão de 24 horas. Essa equipe conta com apoio dos agentes de atuam em Bom Jesus do Sul, também das equipes da PMSC de Dionísio Cerqueira e ainda dos municípios mais próximos.
Já no município cerqueirense, em dois dias foram registradas quatro ocorrências de furto, duas delas com arrombamento. Um dos casos, registrado na terça-feira (16), os autores, um menor e uma maior de idade foram detidos minutos após o furto.
Em conversa com o Tenente Alonso do 36º Batalhão da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, fomos informados que as equipes reforçaram o patrulhamento principalmente na área de fronteira com o país vizinho a Argentina, bem como nos pontos onde há mais incidência desse tipo de crime, além disso foi realizado um levantamento de dados e imagens da ação dos suspeitos que foi encaminhada à Polícia Civil que deverá continuar com as investigações, para identificar os autores.
No caso de Barracão, de acordo com o comandante do 3º Pelotão, Tenente Fabri, a PM está atuando juntamente com a Polícia Civil do município, bem como em parceria com a PM de Dionísio Cerqueira para a troca de informações que possam levar a identificação, bem como prisão dos autores dos crimes registrados.
“As equipes policiais barraconenses também intensificaram as ações na área central, e faixa de fronteira, buscando ainda orientar os moradores e comerciantes sobre medidas para evitar os furtos e demais ações criminosas, tais como instalação de grades, alarmes, equipamentos de videomonitoramento dentre outras ações que dificultem a ação dos bandidos”, afirmou o Tenente Fabri.
As mesmas orientações estão sendo repassadas pelas equipes policiais de Dionísio Cerqueira, conforme explicado pelo Tenente Alonso.
“A Polícia Militar está atuante e vigilante, bem com se moldando para combater esse tipo de crimes, mas deixa a dica para que as pessoas cuidem do seu patrimônio, e adotem medidas para evitar que esse tipo de situação aconteça”, destacou o Tenente.