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Paraná reduz abandono e atraso escolar e se destaca entre os melhores do Brasil

O Paraná conquistou duas importantes marcas na área da educação, segundo a edição 2025 do Anuário da Educação Básica do Brasil, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo instituto Todos Pela Educação. Os dados mostram que o Estado reduziu pela metade tanto a proporção de alunos com atraso escolar quanto a taxa de abandono, alcançando posições de destaque no cenário nacional.

No ensino fundamental II, a taxa de abandono caiu de 2,7% em 2014 para apenas 0,2% em 2024. Com esse resultado, o Paraná assumiu a liderança nacional, à frente da média da região Sul (0,5%) e distante da média brasileira (3,5%). Há dez anos, o Estado ocupava apenas a 10ª posição nesse ranking.

No ensino médio, também houve avanço expressivo: o abandono passou de 6,8% para 1,3% no mesmo período, uma redução de 80,8%. Com isso, o Paraná subiu da 8ª para a 4ª posição nacional, atrás apenas de Pernambuco (0,7%), Espírito Santo (1,1%) e Goiás (1,2%). O índice estadual também é melhor que as médias da região Sul (3,1%) e do Brasil (3,2%).

Outro destaque é a redução do atraso escolar. Entre os alunos do ensino médio, o percentual de estudantes com dois ou mais anos de defasagem caiu de 20,9% em 2014 para 10,6% em 2024. O resultado coloca o Paraná na 2ª posição nacional, atrás apenas de São Paulo (9,5%). A média brasileira é de 17,8%, enquanto a média do Sul é de 16%.

Nos anos finais do ensino fundamental, a queda foi semelhante: de 18,9% em 2014 para 9,7% em 2024, o 4º menor índice do País, bem abaixo da média nacional (15,7%) e da Região Sul (13,9%).

Os avanços refletem o efeito de um conjunto de políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado da Educação desde 2019. Entre elas, está o programa Presente na Escola, voltado ao monitoramento diário da frequência dos estudantes e alerta a escolas e famílias sobre faltas, inclusive via WhatsApp, permitindo intervenções precoces. O Programa de Combate ao Abandono Escolar, por meio do Sistema Educacional da Rede de Proteção (Serp), realiza buscas de estudantes com faltas prolongadas, com visitas domiciliares e articulação com conselhos tutelares.

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Investimentos na compra de novos ônibus escolares urbanos e agrícolas também eliminam barreiras logísticas, enquanto a distribuição gratuita de material escolar e os investimentos em infraestrutura tem dado melhores condições de aprendizagem à comunidade escolar. O apoio à saúde escolar, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), também reduz ausências prolongadas por questões de saúde física e mental.

A divulgação dos novos dados do Anuário da Educação Básica também confirmaram outros bons indicadores do sistema de ensino paranaense, especialmente em questões relacionadas à infraestrutura. Apenas no 1º semestre de 2025, o Governo do Paraná destinou, por meio da Seed, R$ 1 bilhão para melhorias na infraestrutura das escolas paranaenses e outros R$ 132 milhões em reformas para 1.600 colégios.

O Paraná é o estado brasileiro com a maior proporção de escolas que contam com laboratórios de ciências, com 77,1% das unidades dos anos finais do ensino fundamental e 83,5% das escolas de ensino médio equipadas com laboratórios, índices bem acima da média nacional, que é de 26,9% e 46,9%, respectivamente.

O Estado também possui o maior percentual de escolas equipadas com laboratórios de informática entre todos os 27 entes federativos. Das unidades escolares que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental, 88,4% contam com a infraestrutura para aprendizagem com equipamentos de informática. No Ensino Médio, esse número salta para 90,9%. Para efeito de comparação, a média brasileira é de 46,8% e 73%, respectivamente.

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Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, os dados atestam a qualidade da educação no Paraná. “Hoje, nossos alunos contam com recursos e plataformas digitais para auxiliar nos estudos”, afirmou. “Educação também é investimento, e a melhoria das condições das escolas e dos materiais utilizados se refletem diretamente na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, garantindo que o Paraná continue a ter a melhor educação do País”.

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