Estado mobiliza equipes, recursos e máquinas para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu após forte tornado

Governo do Paraná sanciona lei que prevê auxílio de até 50 mil para famílias afetadas por tornado

Estado mobiliza equipes, recursos e máquinas para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu após forte tornado

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, na noite de domingo (9), a Lei nº 22.766/2025, que modifica o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e permite o repasse imediato de recursos às famílias afetadas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu na sexta-feira (7). A proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em duas sessões extraordinárias realizadas no mesmo dia, marcando uma resposta emergencial e coordenada entre o Legislativo e o Executivo.

Antes da mudança, o Fecap previa apenas transferências financeiras entre o Estado e os municípios. Com a nova legislação, os recursos poderão ser enviados diretamente às famílias que perderam suas casas, com valores estimados em até R$ 50 mil por núcleo familiar, conforme regras que serão definidas em decreto. O investimento inicial será de R$ 50 milhões, destinados principalmente ao atendimento das vítimas no município mais atingido.

“O foco era garantir agilidade. Concluímos essa etapa com apoio essencial dos deputados estaduais, mostrando que a união será fundamental na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu e das demais cidades afetadas”, afirmou o governador.

O governo estadual já deu início ao planejamento para reconstruir moradias, escolas e a sede da Apae local. Cerca de 200 engenheiros da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) começaram, ainda no domingo, os levantamentos técnicos das áreas danificadas, avaliando a estrutura das residências e o grau dos prejuízos.

A Cohapar também está estruturando um programa habitacional voltado à reconstrução de novas casas no município, que teve 90% da infraestrutura comprometida, entre residências, comércios e prédios públicos.

Desde a madrugada de sábado (8), o governo mobiliza equipes e maquinários pesados para a limpeza e remoção de escombros. Mais de 30 equipamentos — entre caminhões, escavadeiras, pás-carregadeiras e tratores — estão sendo utilizados para desobstruir ruas, recolher destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram disponibilizados pelo Governo do Estado, prefeituras da região e órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Defesa Civil Estadual.

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

Além disso, a Assembleia Legislativa homologou o decreto estadual que reconhece oficialmente o estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que permitirá acelerar o repasse de recursos e simplificar os trâmites para reconstrução.

Estado mobiliza equipes, recursos e máquinas para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu após forte tornado
Foto: Jonathan Campos/AEN

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.