crys 58 2

Paraná reforça protagonismo na COP30 e lidera regularização ambiental no país

Paraná entrega propostas da Mata Atlântica para a COP30 e se destaca no lançamento nacional dos mutirões do Código Florestal com avanço no CAR.

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O Paraná participou nesta sexta-feira (31) de uma reunião preparatória para a COP30, realizada no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo federal e de todos os estados para a entrega oficial das contribuições dos biomas brasileiros à presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e para o lançamento nacional dos Mutirões do Código Florestal (CAR).

O Estado foi representado pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. A agenda contou com a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, da diretora-executiva Ana Toni e de secretários estaduais de diferentes regiões do país.

Durante o evento, Greca entregou um documento construído na Conferência da Mata Atlântica, realizada em agosto em Curitiba, que reuniu autoridades e especialistas para propor ações e diretrizes voltadas ao combate às mudanças climáticas. O material também foi apresentado pelos governadores do Sul e Sudeste, integrantes do Consórcio Brasil Verde (CBV), reforçando o compromisso regional com políticas ambientais integradas e com foco em resultados.

Na ocasião, o secretário destacou o protagonismo paranaense no bioma. Segundo ele, o Paraná mantém avanço contínuo em conservação e recuperação ambiental por meio de reservas legais, matas ciliares, parques municipais e unidades de conservação. O Estado tem 99% do território inserido na Mata Atlântica e uma das maiores áreas remanescentes de floresta do país, com mais de 2,3 milhões de hectares preservados. Além disso, foi reconhecido como o estado mais sustentável do Brasil nos últimos quatro anos pelo Ranking de Competitividade dos Estados.

A reunião também marcou o lançamento nacional dos Mutirões do Código Florestal, iniciativa que visa acelerar a regularização ambiental no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e nos Programas de Regularização Ambiental (PRAs). O Paraná já havia iniciado, de forma pioneira, um mutirão estadual em fevereiro deste ano. Desde então, 330 mil dos 539 mil cadastros ativos foram analisados, com 244 mil homologados em conformidade com a legislação — o maior número entre os estados brasileiros.

O governo federal afirmou que os mutirões serão coordenados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela presidência da COP30, em parceria com os estados. No próximo dia 4 de novembro, será realizada uma ação simultânea em diversas unidades da federação com atividades como inscrição, retificação e validação de cadastros, além de orientação técnica aos produtores.

Paraná entrega propostas da Mata Atlântica para a COP30 e se destaca no lançamento nacional dos mutirões do Código Florestal com avanço no CAR.
Foto: Daiana Verdério

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.