Na última quinta-feira (6), um marco importante na modernização do Porto de Paranaguá, no Paraná, foi alcançado com o içamento do primeiro módulo das galerias transportadoras, um dos pilares do ambicioso projeto Moegão. Este projeto, considerado o maior investimento público portuário do Brasil, visa transformar a logística do escoamento de grãos no país, com foco na eficiência e integração entre os operadores portuários e o cais.
Com 38 toneladas e 25 metros de comprimento, o módulo içado é o primeiro de um total de 54 unidades que comporão as galerias transportadoras. Cada módulo é equipado com três esteiras transportadoras com capacidade de 2000 toneladas por hora (t/h), proporcionando uma capacidade impressionante de movimentação de grãos. Quando concluído, o sistema de galerias se estenderá por 1,7 km, conectando o Moegão aos terminais portuários e aumentando consideravelmente a produtividade do Porto de Paranaguá.
A obra do Moegão, que conta com investimentos de R$ 600 milhões, não se limita apenas às galerias transportadoras. Ela também tem como objetivo reduzir os cruzamentos ferroviários na cidade, que passarão de 16 para cinco, e promover a integração entre o sistema ferroviário e os terminais portuários. A expectativa é que, até o final de 2025, a obra seja concluída, com 23% já finalizada até o momento. Ao todo, 353 trabalhadores estão envolvidos na construção, que promete revolucionar a maneira como as cargas de grãos são recebidas e transportadas.
Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção, destacou a importância do içamento do primeiro módulo, que marca o início da fase aérea do Moegão: “Estamos mudando completamente a forma de receber as cargas ferroviárias, e este sistema centralizado não existe em nenhum outro porto do Brasil”, afirmou. Caterina Veronese, coordenadora de projetos do consórcio Moegão, também comentou sobre o progresso da obra: “Concluímos 50% da fundação, blocos e estaqueamento das moegas. O içamento do módulo é um marco fundamental para a construção do sistema.”
O içamento foi realizado com precisão milimétrica, utilizando dois guindastes de 40 e 50 toneladas, respectivamente, que receberam contrapesos para garantir o equilíbrio na operação. Os guindastes cuidadosamente posicionados conduziram o módulo até o alto dos pórticos pré-moldados, dando início à parte aérea do projeto.
O Moegão trará grandes avanços ao acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá. A carga será descarregada dos vagões, passando por funis subterráneos e sendo transportada por correias até os elevadores de canecas. A carga será então encaminhada para as correias transportadoras aéreas, que a conduzirão até os terminais portuários. O novo sistema de descarga ferroviária promete aumentar em 60% a capacidade de movimentação, passando de 550 para 900 vagões por dia, o que representa um grande avanço na eficiência do escoamento de grãos.
Esse projeto ambicioso não apenas fortalece a posição do Porto de Paranaguá como um dos maiores e mais eficientes do Brasil, mas também reflete a constante evolução do agronegócio brasileiro, que depende de uma infraestrutura de ponta para manter sua competitividade global. A obra do Moegão promete ser um divisor de águas, não apenas para o estado do Paraná, mas para o Brasil como um todo, consolidando o país como líder mundial na exportação de grãos.