crys 28

Foto: Jonathan Campos/AEN

Paraná lança Asfaltômetro e mostra em tempo real as obras de pavimentação

Paraná lança Asfaltômetro, ferramenta que mostra em tempo real a evolução do programa Asfalto Novo, Vida Nova, com obras em 375 municípios

A população do Paraná passa a contar com uma ferramenta online para acompanhar em tempo real as obras do programa Asfalto Novo, Vida Nova.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana e o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, apresentaram nesta terça-feira (2) o Asfaltômetro, painel digital que reúne dados do maior programa de urbanização da América do Sul.

Disponível no site www.parana.pr.gov.br/lp/asfaltonovo, o sistema mostra a quilometragem de ruas pavimentadas e os valores aplicados em cada obra. Até agora, o painel registra 362,77 quilômetros de vias asfaltadas, somando R$ 870,6 milhões em investimentos. Além disso, o portal oferece um mapa interativo que permite visualizar a situação de cada município.

Segundo o governador, o objetivo é dar mais transparência ao uso dos recursos públicos e aproximar a população dos resultados do programa. Totens físicos também serão instalados em Curitiba, no Centro e em frente à Secretaria das Cidades, permitindo acesso rápido aos dados.

O programa Asfalto Novo, Vida Nova, iniciado em 2019, prevê investir cerca de R$ 5,4 bilhões e entregar 1,7 mil quilômetros de ruas pavimentadas, equivalentes a 553 vezes o tamanho da Ponte de Guaratuba. Até o momento, já são 3,5 mil ruas pavimentadas em 375 municípios, com 16 cidades alcançando 100% de cobertura urbana.

De acordo com Guto Silva, a iniciativa busca garantir justiça social e organização das cidades, levando infraestrutura não apenas aos centros, mas também aos bairros mais afastados. “Não adianta ter o centro bonito e o bairro abandonado. O programa é para atender todos os paranaenses”, destacou.

A população do Paraná passa a contar com uma ferramenta online para acompanhar em tempo real as obras do programa Asfalto Novo, Vida Nova.
Foto: Jonathan Campos/AEN

Leia também: