Paraná será polo de fabricação global de ônibus elétricos da Volvo

Volvo inicia produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado 100% elétrico em Curitiba, com capacidade de exportação para sistemas BRT no mundo

A Volvo iniciou no Brasil a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado totalmente elétrico da marca, consolidando sua fábrica em Curitiba como a única atualmente capaz de fabricar esse modelo em escala global.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (8), marcando o início da fabricação dos primeiros ônibus articulados e biarticulados 100% elétricos do mundo com foco em sistemas de transporte de alta capacidade, como os BRTs.

O modelo, batizado de BZRT, será produzido exclusivamente na planta da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e está alinhado com um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão da empresa no Brasil entre 2023 e 2025, com apoio do programa Paraná Competitivo. O projeto posiciona o estado como referência em inovação voltada à mobilidade urbana sustentável.

Durante a apresentação do chassi, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a relevância do lançamento para o transporte coletivo e para o setor industrial paranaense. Segundo ele, o modelo representa um avanço em eficiência, conforto e sustentabilidade, com tecnologia desenvolvida no Brasil. “É um ônibus 100% elétrico, silencioso, sem emissão de poluentes e que não utiliza combustíveis fósseis. Uma conquista que reforça o Paraná como líder em sustentabilidade no país”, afirmou.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 passageiros, o BZRT oferece desempenho comparável ao de sistemas de metrô, porém com custos mais baixos de implantação e operação. Além disso, o modelo atende às exigências ambientais ao operar com zero emissão de CO₂ e níveis muito reduzidos de ruído.

O presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques, ressaltou o compromisso da marca com a descarbonização do transporte e destacou o papel da experiência local no desenvolvimento do novo produto. “Estamos utilizando o conhecimento acumulado com o sistema BRT, que começou aqui em Curitiba, para criar um veículo elétrico de referência mundial. É uma solução que melhora a qualidade de vida nas cidades e contribui para um transporte urbano mais eficiente”, concluiu.

LER >>>  Os países mais pobres do mundo: uma análise das causas e soluções
Volvo inicia produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado 100% elétrico em Curitiba, com capacidade de exportação para sistemas BRT no mundo
Foto: Ari Dias/AEN

Leia também: