Assembleia do Paraná debate ações contra o bullying e destaca o papel da escola, da família e da sociedade na prevenção.
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na manhã desta segunda-feira (20), o ciclo de palestras “Aspectos Socioculturais e Bullying”. O encontro, realizado no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio e presidido pelo deputado Nelson Justus (União), reuniu professores, psicólogos e profissionais da segurança pública para discutir o papel da família, da escola e da sociedade na prevenção e no combate ao bullying entre crianças e adolescentes — tanto no ambiente escolar quanto nas redes sociais.
Com o tema central de que o bullying se alimenta do silêncio, os palestrantes destacaram a importância de acolher as vítimas, promover o diálogo e interromper o comportamento abusivo dos agressores. A psicóloga e neuropsicóloga Fabiana Canda alertou para o número ainda subnotificado de casos e ressaltou que mais informação é essencial para o enfrentamento do problema.
O coronel Jorge Costa Filho, da Polícia Militar do Paraná, enfatizou a necessidade do exemplo familiar e da participação ativa dos pais na vida dos filhos. Segundo ele, a prática do bullying não ocorre apenas nas escolas, mas também em ambientes familiares e de trabalho. O oficial citou que existem diferentes tipos de bullying — do cibernético ao social, verbal e físico — e lembrou que, atualmente, há leis que responsabilizam legalmente agressores e seus responsáveis.
O advogado Gustavo Barbosa Camargo, especialista em Direito Educacional, reforçou que a escola tem papel fundamental no combate à prática. Ele destacou que, no Brasil, um caso de bullying escolar é registrado a cada sete minutos, o que exige protocolos claros de atendimento e medidas efetivas de prevenção. Camargo alertou que instituições de ensino podem ser responsabilizadas caso sejam omissas ou deixem de agir diante de situações comprovadas.
O evento concluiu que o combate ao bullying depende de uma rede integrada entre escola, família e comunidade, pautada na escuta, no diálogo e na conscientização.

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