Na tarde de segunda-feira, dia 19, a Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira, realizou uma palestra em alusão ao Agosto Lilás. A ação faz parte da Operação Shamar, que ocorre de 01 a 30 de agosto.
Durante o evento foram tratadas várias questões relacionadas e com o principal objetivo do combate à violência doméstica.
Durante a palestra, ministrada pela Sargento da Polícia Militar, Gisele e pelo Subtenente, Castro, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a Lei Maria da Penha, quem ela protege, além dos canais de denúncia disponíveis para vítimas de violência.
A palestra contou com apoio da assistente social Gláucia Simioni, que contribuiu com sua experiência e conhecimento sobre o tema.
Além das ações de enfrentamento à violência doméstica, foi apresentada a Rede Catarina, programa institucional da Polícia Militar criado para combater esse tipo de violência.
Entre as ferramentas do programa, foi destacado o Botão do Pânico, um recurso que auxilia na proteção de vítimas.
De acordo com o secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira, Deniz da Rocha, durante o evento foram tratadas as formas de aumentar a divulgação das ações de combate a violência doméstica, além de maneiras como os agentes de saúde podem identificar possíveis situações de risco e como agir.
“Um dos principais pontos da palestra foi no sentido de como detectar uma possível violência doméstica, o que fazer nesse momento, qual a atitude que se espera dos profissionais de saúde, bem como o acompanhamento da vítima”, comentou Deniz.
Ao todo cerca de 50 profissionais, dentre eles agentes da saúde, assistentes sociais, enfermeiras e funcionários da prefeitura tiveram a chance de se engajar nas ações de conscientização e prevenção abordadas durante o evento.