Os segredos obscuros das invenções magníficas dos povos antigos

A genialidade dos povos da antiguidade é extraordinária a ponto de, às vezes, nos fazer pensar sobre, como somente nos últimos 100 anos conseguimos avanços significativos, gerando, nesse meio tempo, uma lacuna de quase 1000 de estagnação.

A cada pouco, descobrimos invenções espetaculares dos antigos, que parecem terem sido abandonadas por umas centenas de anos, e só agora foram retomadas. Tudo isto, os arqueólogos vêm tentando responder, e até possuem respostas plausíveis, que eventualmente não se tornam públicas.

São tantos segredos obscuros dos povos antigos, que parecem terem surgido do além, para iluminar a terra selvagem. E o legado que deixaram, é impressionante.

As principais nações da antiguidade são aquelas que tiveram um impacto significativo na história, cultura e sociedade do mundo. Elas são geralmente divididas em duas categorias principais:

  • Nações do Oriente: Essas nações desenvolveram-se na região do Oriente Médio e da Ásia, e incluem o Egito, a Mesopotâmia, a Pérsia, a Índia e a China.
  • Nações do Ocidente: Essas nações desenvolveram-se na região do Mediterrâneo, e incluem a Grécia, Roma, Cartago e as civilizações da Europa.

Não temos espaço e nem condições neste momento de falar de todas, mas neste site do Jornal da Fronteira, se pesquisar, você encontrar muita coisa destas nações acima citadas. Até este momento, já publicamos mais de 1200 matérias sobre os povos antigos e descobertas da arqueologia.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 14.03.08

Vamos se ater em demonstrar, com um exemplo formidável: Pompéia.

Pompéia, a antiga cidade romana soterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo. No entanto, mesmo após séculos de escavações, ainda há muitos segredos obscuros escondidos em suas ruas em ruínas.

Um dos segredos mais intrigantes que as ruínas de Pompéia guardam é a existência de uma complexa rede de túneis subterrâneos que conectavam as casas e negócios da cidade. Estes túneis, muitas vezes negligenciados nas representações da cidade, desempenharam papéis multifacetados na vida dos pompeianos.

Esses túneis serviam para uma variedade de propósitos. Alguns eram usados para o armazenamento de bens valiosos, garantindo a segurança de itens preciosos como alimentos e mercadorias. Outros eram utilizados como meios de transporte alternativos, permitindo aos habitantes de Pompéia evitar o tráfego nas ruas movimentadas. E surpreendentemente, alguns desses túneis serviam até como moradia para os mais destemidos pompeianos.

Outro segredo obscuro revelado pelas escavações é o sistema de esgoto avançado que drenava os resíduos da cidade. Feito de tijolos e encanamentos de chumbo, esse sistema demonstra o alto nível de engenharia presente em Pompéia. Não dá para entender como  em anos depois, na Europa, o saneamento nunca existiu em muitas cidades, tendo que muitos “escravos” recolher e dar um destino (despejado nos rios ou matos), os dejetos humanos de seus patrões.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 14.03.07 1

O sistema de esgoto de Pompéia era notavelmente avançado para sua época. Com uma rede intricada de canais e tubulações, ele garantia que a cidade permanecesse relativamente limpa e livre de doenças transmitidas pela água, o que era um problema comum em outras cidades romanas.

Além dessas descobertas arquitetônicas, as ruas de Pompéia também eram palco de atividades obscuras e clandestinas, reveladas por evidências como pinturas e inscrições nas paredes.

Um exemplo notório é o mosaico de uma mulher nua sendo flagrada por seu marido. Esse mosaico, encontrado em uma casa de banho pública, sugere que a prostituição era uma atividade comum em Pompéia. Essas casas de banho serviam como locais onde os pompeianos podiam relaxar e, aparentemente, se envolver em atividades menos ortodoxas.

Outro segredo obscuro revelado é um conjunto de dados encontrado em uma taverna. O jogo de dados era ilegal na Roma antiga, mas era praticado secretamente em Pompéia, escondido nos cantos escuros dessas tavernas. Isso lança luz sobre uma sociedade que desfrutava da emoção do jogo, apesar das restrições legais.

O que esses segredos obscuros nos dizem sobre a vida cotidiana em Pompéia?

Esses segredos nos apresentam uma visão complexa de Pompéia, uma cidade onde a riqueza e a pobreza, o bem e o mal, coexistiam de maneira intrincada. Por um lado, era uma cidade próspera e cosmopolita, com uma rica vida cultural e avanços técnicos surpreendentes, como o sistema de esgoto. Por outro lado, também era um lugar onde atividades obscuras e ilegais, como a prostituição e os jogos de azar, floresciam nas sombras das ruas e túneis subterrâneos.

À medida que as escavações continuam em Pompéia, é provável que mais segredos sejam revelados, aprofundando nossa compreensão da vida cotidiana na antiga Roma e reforçando a ideia de que o passado, por mais distante que seja, ainda tem muito a nos ensinar sobre a complexidade da natureza humana. Pompéia, com suas ruas em ruínas e segredos ocultos, continua a ser um tesouro de descobertas arqueológicas e históricas que nos conectam com nossos antepassados de maneira única.

...