Os livros incríveis que mexem com a sua mente

Existem milhares de livros que são verdadeiras universidades em um único volume. Muitas vezes, não em conhecimento acadêmico, mas abrangente e empírico, no sentido de que mexe com a mente do leitor e provoca mudanças em seu comportamento.

Os livros que citamos nesta matéria são realmente incríveis, pois lhe oferecem condições de pensar, de questionar e, alguns, são capazes de provocar o inconformismo na pessoa que o lê.

A leitura é uma particularidade que só os seres humanos são capazes de fazer, e uma porcentagem pequena destes o fazem. Grandes líderes políticos, empresariais, religiosos e comunitários, leem todo dia.

E no universo dos livros, alguns são realmente obras-primas da mente humana, pela sua capacidade de influenciar outras mentes.

Livros incríveis que mexem com a sua mente:

livros incriveis 1 1

Livro 7

Sapiens – Uma breve história da humanidade

Yuval Noah Harari

sapiens

Este mais do que um simples livro, é uma viagem épica que atravessa milênios de desenvolvimento humano. Desde as origens da espécie Homo sapiens na savana africana até as complexidades das sociedades modernas, Harari tece uma narrativa envolvente que desafia as nossas concepções tradicionais de história e cultura.

O autor, doutor em História pela Universidade de Oxford, utiliza uma combinação magistral de ciência, história e filosofia para explorar como fatores biológicos e históricos interagem na formação das sociedades humanas.

No cerne de Sapiens está a ideia de que a biologia e a história não são disciplinas isoladas, mas entrelaçadas, influenciando mutuamente o curso da humanidade.

Harari propõe que as características biológicas do Homo sapiens, como a capacidade de andar ereto, a habilidade de usar ferramentas e a tendência para a cooperação social, moldaram as estruturas sociais, políticas e econômicas que emergiram ao longo dos séculos.

Um dos aspectos mais intrigantes abordados pelo livro é a Revolução Cognitiva, apontada como um ponto de virada na história humana que ocorreu há cerca de 70.000 anos.

Harari argumenta que essa revolução, caracterizada pelo súbito aumento na capacidade de pensamento e comunicação, permitiu aos sapiens não apenas sobreviver em ambientes hostis, mas também transformá-los. Com isso, surgiram as primeiras formas de cultura complexa e organização social.

Conheça o outro livro que mexe com a sua mente!

...