Para quem deseja se aventurar pela Terra Média, uma dúvida quase sempre surge logo de início: qual é a melhor ordem para assistir aos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit? A questão parece simples, mas a resposta depende do tipo de experiência que você busca: acompanhar a narrativa na ordem cronológica dos eventos ou reviver o impacto narrativo da forma como os filmes foram lançados nos cinemas.
Ordem cronológica
Se a sua intenção é mergulhar na história conforme os eventos aconteceram dentro do universo criado por J.R.R. Tolkien, a ordem cronológica dos filmes é a seguinte:
- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
- O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Essa ordem permite que você acompanhe o crescimento da mitologia da Terra Média desde a jornada de Bilbo Bolseiro até a missão de seu sobrinho Frodo, dando mais profundidade à compreensão dos personagens e eventos. No entanto, há uma mudança de tom perceptível: O Hobbit, mais leve e com toques cômicos, contrasta com a grandiosidade épica e sombria de O Senhor dos Anéis.


Ordem de lançamento
A trilogia O Senhor dos Anéis foi lançada antes de O Hobbit, e muitos fãs argumentam que essa sequência preserva o mistério, a emoção e as surpresas conforme foram pensadas para o público da época. Se você deseja sentir o mesmo impacto que os espectadores tiveram nos cinemas, siga esta ordem:
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
- O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
Assistindo nessa sequência, você começa com uma narrativa densa, envolvente e marcada por conflitos épicos, para depois voltar no tempo e entender a origem de personagens e artefatos importantes, como o Um Anel. Muitos consideram essa a “ordem emocional” da saga.


E a série Os Anéis de Poder, entra onde?
Se você está acompanhando a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, da Amazon Prime Video, vale saber que ela se passa milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit. Portanto, em termos cronológicos, a série viria antes de todos os filmes. No entanto, por ainda estar em produção e com muitos elementos sendo revelados aos poucos, não é essencial assisti-la antes das trilogias para compreender a história principal.
Versões estendidas: assistir ou não?
Tanto O Senhor dos Anéis quanto O Hobbit têm versões estendidas, com cenas adicionais que enriquecem a narrativa. Se você é fã de detalhes, intrigas políticas e desenvolvimento de personagens, elas valem muito a pena. Mas atenção: o tempo de duração pode facilmente ultrapassar 4 horas por filme — ou seja, prepare a pipoca e o coração.
Conclusão
Independentemente da ordem escolhida, o mais importante é se permitir embarcar nessa jornada extraordinária. O Senhor dos Anéis e O Hobbit formam, juntos, um dos universos mais complexos, emocionantes e visualmente deslumbrantes já levados às telas.
LEIA MAIS: 10 filmes para quem gostou de Tropa de Elite