Oliveira símbolo da Romaria Vocacional é plantada em São José do Cedro

A celebração católica de domingo, dia 1º de setembro, foi marcada pelo plantio de uma muda de árvore de oliveira em frente à Igreja Matriz de São José do Cedro.
O padre Nelson Líbano recordou que romeiros da paróquia São José participaram da Romaria Vocacional Diocesana.

O evento aconteceu em Pinhalzinho e de lá os romeiros trouxeram uma muda de oliveira e uma carta de compromisso para a comunidade local.

A árvore foi plantada no domingo de manhã. “O objetivo é que a gente cresça junto com a árvore”, comentou o padre Nelson.

OLIVEIRA 2

As Oliveiras são lembradas como árvores sagradas, símbolos de fertilidade e paz.
O cristianismo tem como símbolo a oliveira, que significa misericórdia, e o óleo, a graça de Deus. A oliveira é comumente representada como uma linda e frondosa árvore, e lembrada com frequência na Bíblia.

O salmo 51, versículo 10, diz: “Eu sou, porém, como verdejante oliveira na casa de Deus”. Já o salmo 127, versículo 3, fala: “Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira”.
Várias passagens da vida terrena de Cristo se deram no monte das Oliveiras, como mostra os evangelhos de Mateus 21,1 e 24,3, Marcos, 11,1; 13,3 e 14,26. Também o profeta Jeremias, no capítulo 11,16, cita a árvore: “Verdejante oliveira de belos frutos”.

O seu fruto, a oliva – também chamada azeitona por fornecer abundante azeite -, é apresentado como benquisto e fonte de riqueza, além de suas árvores serem enfeite às matas.
É apresentado como símbolo de glória. Por isso, no universo dos esportes, os atletas vitoriosos costumavam ser coroados com ramos de louro ou oliveira.