O Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), foi inaugurado no município de Pinhalzinho.
Lideranças locais e regionais, com a presença dos deputados da Bancada do Oeste, ao lado do reitor da Udesc, Dilmar Baretta, descerraram a fita inaugural do órgão que promete fomentar a área de pesquisa e inovação para melhor qualidade do leite catarinense. Com investimento superior de R$ 10 milhões, a estrutura possui três andares, composto por um laboratório de qualidade do leite, uma indústria de lácteos em escala piloto e um laboratório de pesquisa e inovação.
“Para a cadeia produtiva do leite, isso significa um avanço enorme. Nós precisamos vencer duas barreiras, a barreira da competitividade e e a da qualidade. Essas duas barreiras serão o pilar que dará sustentação a cadeia produtiva do leite” ressaltou Altair.
O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, Deputado Mauro de Nadal, que evidenciou a importância da parceria entre o setor público e privado para impulsionar a inovação e a tecnologia na produção de leite. Esta iniciativa promete fortalecer a economia local e proporcionar avanços significativos no segmento agropecuário da região.
A criação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação (NCTI) na região Oeste de Santa Catarina é resultado da iniciativa e articulação da Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa do Estado. O NCTI será operacionalizado pela Udesc Oeste, instituição de ensino que abriga cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Enfermagem e Zootecnia em Pinhalzinho e Chapecó.
Essa parceria estratégica visa potencializar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região, fortalecendo assim a economia local e promovendo a formação de profissionais altamente qualificados. Este projeto promove o desenvolvimento sustentável e a competitividade da região Oeste de Santa Catarina.