Novas propostas na Alesc tratam de educação, meio ambiente e justiça social

Doze novos projetos de lei iniciaram tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina(Alesc) nesta semana. A maioria das propostas foi apresentada por parlamentares e abrange temas sociais, educacionais e ambientais.

Entre as iniciativas está a proposta do presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que busca ampliar políticas públicas para pessoas em situação de rua. Uma das sugestões é a criação de um banco estadual voltado à geração de renda e oportunidades para esse público.

Outro destaque é o projeto do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que pretende proibir a nomeação, em cargos de confiança ou comissionados no governo estadual, de pessoas condenadas por crimes sexuais contra vulneráveis.

Veja alguns dos principais projetos em análise:

  • PL 309/2025 – Deputado Thiago Morastoni (Podemos)
    Estabelece a Política Estadual de Formação de Docentes da Educação Básica em Tecnologias da Informação e Comunicação. O objetivo é aprimorar a qualificação dos professores, combater desigualdades e valorizar a atuação pedagógica.
  • PL 337/2025 – Deputado Thiago Morastoni
    Define critérios obrigatórios de sustentabilidade para eventos com patrocínio do governo estadual, promovendo práticas responsáveis em todo o território catarinense.
  • PL 486/2025 – Deputado Nilso Berlanda (PL)
    Cria o “Dia Livre de Impostos” e modifica o calendário oficial do Estado, incentivando a conscientização sobre a carga tributária.
  • PL 489/2025 – Deputado Napoleão Bernardes
    Impede a nomeação de pessoas condenadas por crimes sexuais contra vulneráveis em cargos de confiança e comissionados na administração pública direta e indireta.
  • PL 490/2025 – Deputado Julio Garcia
    Regulamenta a atividade de coleta e comercialização de materiais recicláveis, institui o Selo Estadual de Reciclagem Cidadã e estabelece normas para inclusão social de catadores.
  • PL 491/2025 – Deputado Julio Garcia
    Propõe a criação de Consórcios Públicos de Assistência e Inclusão Social, com o objetivo de fortalecer políticas integradas entre municípios.
  • PL 492/2025 – Deputado Julio Garcia
    Estabelece o Banco Estadual de Oportunidades e Renda para pessoas em situação de rua, com foco em reintegração social e geração de emprego.
LER >>>  CCJ da Alesc aprova projeto que muda recolhimento de ICMS das microcervejarias

Essas propostas ainda passarão por comissões temáticas antes de serem votadas em plenário.

Doze novos projetos de lei iniciaram tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina(Alesc) nesta semana. A maioria das propostas foi apresentada por parlamentares e abrange temas sociais, educacionais e ambientais.

Leia também: