Novas câmeras com IA chegam ao Paraná para otimizar o trabalho policial

O Paraná recebe as câmeras Axon Body 4 para testes na Polícia Militar, com tecnologia de IA, GPS e transmissão ao vivo, visando otimizar o trabalho dos policiais.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, apresentaram na sexta-feira (23), no Palácio Iguaçu, as câmeras corporais que serão testadas pela Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Fabricadas pela empresa norte-americana Axon, as câmeras Axon Body 4 são equipadas com tecnologia de Inteligência Artificial (IA), tradução simultânea em vários idiomas, GPS e capacidade de transmissão ao vivo.

A negociação para a implementação do projeto-piloto ocorreu durante uma viagem oficial de Ratinho Junior em abril deste ano, que também incluiu a aquisição de dois mil teasers (armas não letais de incapacitação neuromuscular) para as forças de segurança do estado. Parte dos equipamentos foi entregue nesta sexta-feira.

“Somos o primeiro estado da América Latina a receber esses equipamentos. As câmeras são modernas e diferentes das convencionais que estão sendo testadas no Brasil. Elas possuem IA, o que reduz o tempo que o policial leva para registrar a ocorrência. Muitas vezes, o agente perde até duas horas relatando a ocorrência. Com a IA, em poucos segundos, o sistema gera um relato completo do que foi registrado pela câmera”, explicou Ratinho Junior.

A Axon Body 4 é uma câmera de alta tecnologia, fixada no uniforme dos policiais, que grava vídeo e áudio de forma contínua ou acionada manual ou automaticamente, dependendo da configuração. Ela também é capaz de detectar automaticamente situações como a retirada da arma do coldre ou a ativação das luzes da viatura.

O projeto contará com 50 dispositivos, que serão utilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, sem custos ao estado durante a fase de testes. A escolha dessas regiões se deu pela relevância turística de Foz do Iguaçu e pelo porte de Curitiba, além da alta circulação de pessoas estrangeiras na região de fronteira.

LER >>>  O segredo por trás das árvores pintadas de branco

Teixeira destacou que, antes da aquisição dos equipamentos, a Sesp está avaliando a tecnologia mais adequada às necessidades das forças de segurança do Paraná.

“Estamos realizando testes com 300 equipamentos de outro modelo, com previsão de encerramento em dezembro. Ao final, teremos um relatório para decidir sobre a aquisição de mais dispositivos, seja do modelo que estamos testando ou do novo modelo que estamos implementando”, afirmou.

A entrega contou com a presença da deputada estadual Flavia Francischini e de representantes das forças de segurança.

O Paraná recebe as câmeras Axon Body 4 para testes na Polícia Militar, com tecnologia de IA, GPS e transmissão ao vivo, visando otimizar o trabalho dos policiais.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
crys 14 13
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Leia também: