Vacina contra gonorreia será lançada na Inglaterra para combater infecções resistentes a antibióticos.
Uma vacina contra a gonorreia será lançada na Inglaterra como parte de um programa pioneiro para combater Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
O imunizante é um marco importante para a saúde sexual e visa enfrentar o aumento das infecções por gonorreia, especialmente com o surgimento de cepas resistentes a antibióticos.
A vacina, chamada 4CMenB, já é usada para prevenir a meningite B, uma infecção bacteriana grave. Estudos mostraram que ela também é eficaz contra a gonorreia e está disponível no sistema de saúde da Inglaterra, sendo administrada a bebês no programa de vacinação infantil.
Os sintomas da gonorreia podem incluir corrimento verde ou amarelo, dor ao urinar, e dor ou desconforto no reto. Nas mulheres, os sintomas podem ser dor abdominal inferior ou sangramento entre os períodos menstruais, embora muitas pessoas possam ser assintomáticas.
A vacina 4CMenB contém proteínas da Neisseria meningitidis, bactéria responsável pela meningite, que é geneticamente similar à Neisseria gonorrhoeae, causadora da gonorreia.
Estudos indicam que a vacina tem entre 32,7% e 42% de eficácia na prevenção da infecção, reduzindo o risco, embora não elimine totalmente a possibilidade de infecção futura.
O lançamento da vacina ocorre em um contexto de preocupação com a resistência crescente da gonorreia a antibióticos, como a ceftriaxona, e a emergência de cepas “extensivamente resistentes a medicamentos” (XDR), que não respondem nem à ceftriaxona nem a tratamentos alternativos.
Nesse cenário, a vacina se torna uma ferramenta importante no combate à gonorreia e nas infecções resistentes aos antibióticos.
Leia também:
- Os 5 tesouros inimagináveis com ouro e itens incríveis já encontrados mundo afora
- 5 livros com finais abertos que dividem opiniões