As obras da nova Unidade Básica de Saúde estão em fase de acabamentos e deve reorganizar os atendimentos entre duas estruturas a partir de abril
A nova Unidade Básica de Saúde de Bom Jesus do Sul está na etapa final de acabamentos e preparação interna para receber móveis e equipamentos. A administração municipal prevê a inauguração para o mês de abril.
A obra foi viabilizada com recursos do Governo do Estado e representa um investimento superior a R$ 1 milhão, com impacto direto na organização dos serviços de saúde do município.
Durante visita ao prédio, o prefeito em exercício, Cezar Bueno, apresentou o andamento dos trabalhos, a origem dos recursos e a distribuição prevista dos atendimentos entre a nova UBS e a unidade antiga, localizada do outro lado da rua.
Cezar Bueno afirmou que a obra está na fase de acabamentos e que a expectativa é realizar a inauguração ainda em abril.
“Além do investimento na construção, o município recebeu R$ 300 mil do Governo do Estado, por meio da Regional de Saúde e articulação política, para aquisição do chamado “enxoval”, composto por móveis e equipamentos que irão compor a estrutura da nova unidade”, comentou Cezar.
O prefeito em exercício informou também que a Vigilância Sanitária e a direção regional de saúde farão vistoria técnica para orientar a alocação das equipes entre as duas estruturas.
Além disso, Cezar explicou que a nova UBS concentrará a parte assistencial, como consultas, curativos, atendimentos de urgência e emergência, inalações e as equipes do PSF.
“O setor administrativo, vigilância sanitária, fisioterapia e, possivelmente, a farmácia, permanecerão na antiga unidade, devido à limitação de espaço na nova estrutura para armazenamento completo de medicamentos”, destacou que as duas unidades ficam em frente uma à outra, o que facilitará o fluxo de pacientes.
Cezar informou ainda que o projeto arquitetônico segue padrão definido pelo Governo do Estado, com dimensões específicas para consultórios e salas de vacina, exigência necessária para obtenção do alvará sanitário.
“Embora a estrutura atenda às normas, a demanda do município é maior, pois a rede de saúde local oferece atendimentos com profissionais como psicólogo, nutricionista, ortopedista, ginecologista, pediatra e, em breve, psiquiatra, por essa razão, a utilização das duas unidades será necessária”, explicou Cezar.
A nova UBS ficará voltada aos atendimentos individuais e assistenciais, enquanto a antiga passará por reestruturação para receber setores administrativos e especialidades.
O prefeito explicou que haverá mudanças físicas na antiga unidade para facilitar o acesso entre os prédios, permitindo que o paciente transite de um espaço ao outro para retirada de medicamentos, encaminhamentos e atendimentos especializados.



Leia também:
- Nova UBS de Bom Jesus deverá ser inaugurada em abril
- Comidas que dão mais fome em vez de saciar: o efeito surpreendente de certos alimentos no apetite
- Olhos pintados na parte traseira do gado reduzem ataques de leões e leopardos


