Nova identidade já foi emitida por 1,7 milhão de catarinenses

Santa Catarina já emitiu mais de 1,7 milhão de novas carteiras de identidade com CPF como número único, entre os maiores índices do país

Mais de 1,7 milhão de moradores de Santa Catarina já solicitaram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O número representa 21,62% da população do estado, de acordo com dados atualizados do Ministério da Justiça. Santa Catarina está entre as unidades federativas com maior adesão ao novo modelo, que unifica o CPF como identificador oficial.

Em todo o Brasil, mais de 30 milhões de CINs foram emitidas até o dia 23 de julho. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada por meio da certidão de nascimento ou de casamento. Em Santa Catarina, a média diária de emissões é de 1.550 documentos, somando quase 49 mil apenas no mês de julho.

Perfil de quem emite a nova CIN em Santa Catarina

A maior parte dos pedidos no estado parte de adolescentes entre 15 e 19 anos, que respondem por 10,56% das emissões. Em seguida, estão os jovens de 10 a 14 anos, com 8,58% do total. As mulheres também lideram entre os solicitantes, representando 53,68% dos novos documentos emitidos.

Entre os cidadãos com deficiência, 17.809 já obtiveram a nova identidade. Quase metade desses registros é de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Também há emissões para indivíduos com deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas.

O que muda com a nova identidade?

A nova versão da carteira de identidade tem como principal novidade o uso do CPF como número único de identificação nacional, substituindo o antigo número do RG. O documento também conta com um QR Code integrado a uma assinatura digital, o que aumenta a segurança contra falsificações.

Essa tecnologia permite a validação do documento por meio de um aplicativo gratuito, mesmo sem conexão com a internet. Além disso, o novo modelo facilita o acesso a serviços públicos digitais, como os oferecidos pela plataforma Gov.BR. Também será utilizado para cruzamento de dados em políticas sociais do governo federal, conforme determina um decreto recente.

Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?

Para obter a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. O serviço está disponível em todos os estados brasileiros e pode ser agendado diretamente no site do órgão de identificação da respectiva unidade da federação.

Em Santa Catarina, a emissão da CIN é feita exclusivamente pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), vinculado à Polícia Científica do estado.

Santa Catarina já emitiu mais de 1,7 milhão de novas carteiras de identidade com CPF como número único, entre os maiores índices do país
Foto: EBC/Reprodução

Leia também: