O município passa a ser atendido por nova estação de tratamento de água, com investimento de cerca de R$ 700 mil
O município de Guarujá do Sul passou a ser atendido pela nova estação de tratamento de água, estrutura que teve as obras concluídas e entrou em fase final de interligação ao sistema de abastecimento.
O investimento amplia a capacidade de tratamento e representa um avanço no fornecimento de água para a população urbana e comunidades atendidas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
A prefeita de Guarujá do Sul, Eliane Fanton, acompanhou o processo de finalização da obra e explicou que a estação passou por adequações técnicas necessárias para garantir a entrada em operação do novo sistema, o que exigiu a interrupção temporária do abastecimento em alguns pontos do município.
“Obra praticamente concluída e a transição sendo realizada aos poucos para evitar que as famílias fiquem sem água durante essa modificação da estrutura. Foi um trabalho realizado em parceria com o objetivo de garantir para todos os guarujaenses, a água melhor tratada. E é claro que a estação de tratamento de água tem agora uma capacidade 125% a mais do que tinha anteriormente”, comentou Eliane.
Ainda segundo a prefeita, foram investidos aproximadamente R$ 700 mil na implantação da nova estação, com o objetivo de melhorar a qualidade da água distribuída à população e assegurar maior segurança no abastecimento, especialmente em períodos de maior consumo.
“Foram aproximadamente 700 mil reais investidos nessa estação de tratamento de água nova para atender melhor a nossa população guarujaense. A obra foi viabilizada por meio de convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, após solicitação feita pela administração municipal em meados do mês de março, quando fomos informados da situação crítica que estava nossa antiga estação de tratamento”, destacou a prefeita.
Ainda de acordo com Eliane, após o pedido feito ao governador, juntamente com a superintendência da Casan os valores foram destinados e a obra realizada. “Nosso povo merece tomar uma água de qualidade. E é isso que nós queremos oferecer para você, guarujaense. Água de melhor qualidade.”
O gerente da Casan em Guarujá do Sul, Edvaldo Limberguer, também acompanhou os trabalhos de interligação e detalhou as etapas finais da implantação do novo sistema, além de esclarecer à população sobre a interrupção temporária do fornecimento durante a execução dos serviços.
Ainda segundo Edvaldo, a nova estação de tratamento atende todo o perímetro urbano de Guarujá do Sul e também as comunidades de Bela Vista e Caravajos, que são abastecidas pela Casan. A ampliação representa um aumento significativo na capacidade operacional do sistema.
“Com certeza. Vai atender todo o perímetro urbano da cidade e também a comunidade de Bela Vista e Caravajos, através dessa obra teremos uma capacidade operacional muito maior do que a antiga. Então, ela vai mais que dobrar a capacidade. Um sistema que operava com 32 litros por hora e agora vai tratar 62”, destacou o Gerente.
Com a conclusão da obra e a entrada em operação do novo sistema, a expectativa da administração municipal e da Casan é garantir maior regularidade no abastecimento, melhoria na qualidade da água distribuída e mais segurança para atender a demanda atual e futura do município de Guarujá do Sul.

Leia também:
- Três homens são presos após agredirem policial, em Bernardo de Irigoyen
- O hábito gratuito que reduz o estresse, protege o coração e melhora a saúde mental
- Carreiras em alta no Brasil em 2026: veja as profissões que devem liderar contratações e salários


