Cientistas brasileiros descobrem nova espécie de morcego

Cientistas brasileiros descobrem nova espécie de morcego

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

Um novo tipo de morcego foi oficialmente descrito por pesquisadores do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica. Esse morcego minúsculo, com apenas seis gramas, é um eficiente predador de insetos: chega a devorar mais de 200 deles em uma única noite, desempenhando um papel importante no controle populacional dessas espécies.

A nova espécie foi nomeada Myotis guarani, como homenagem à etnia indígena que historicamente ocupou as regiões onde o animal ocorre: áreas do Pantanal, Chaco e partes do Cerrado e da Mata Atlântica no Brasil, além de Bolívia, Paraguai e Argentina.

Embora exemplares desse morcego já tenham sido coletados e armazenados em museus ao redor do mundo há mais de um século, sempre foram confundidos com outras espécies muito semelhantes do gênero Myotis. A diferenciação exata só foi possível graças a testes genéticos avançados, uma vez que existem mais de 35 espécies neotropicais desse grupo.

Cientistas brasileiros descobrem nova espécie de morcego
Foto: divulgação/Fiocruz

A primeira descrição científica do Myotis guarani foi divulgada recentemente em artigo publicado no Journal of Mammalogy. A descoberta tem grande relevância para o monitoramento e a prevenção de zoonoses que surgem em ambientes silvestres e que podem afetar diretamente a saúde humana e a economia local.

LEIA MAIS: Nobre viking é sepultada em barco com seu cachorro

Além do papel crucial no combate a pragas agrícolas e a vetores de doenças, morcegos como o Myotis guarani também são essenciais para manter o equilíbrio dos ecossistemas. Eles contribuem para a dispersão de sementes e a polinização de plantas nativas, ajudando a preservar a diversidade biológica.

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

Entre as presas favoritas do Myotis guarani estão mariposas, mosquitos e besouros. Devido à sua importância ecológica, especialistas destacam a necessidade de criar medidas eficazes para proteger e conservar essa nova espécie descoberta.

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.