Iniciativa cria identidade própria e integra o município aos Caminhos da Fronteira apostando no turismo como novo vetor econômico

Município lança o selo Cedro Turismo e fortalece o desenvolvimento turístico

Iniciativa cria identidade própria e integra o município aos Caminhos da Fronteira apostando no turismo como novo vetor econômico

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O município de São José do Cedro deu mais um passo na organização e promoção do turismo regional com o lançamento do selo Cedro Turismo. A iniciativa surge em sintonia com o projeto Caminhos da Fronteira, que envolve os municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc).

O programa ainda busca estruturar e divulgar as potencialidades turísticas da região, com o objetivo de criar uma identidade própria, facilitar o acesso às informações e preparar o município para receber visitantes do Brasil e do exterior.

À frente do planejamento da ação, estará o secretário municipal de Planejamento, Júlio Niederhauer, que explicou que o lançamento do selo é uma resposta direta ao novo momento vivido pela região.

Segundo Júlio, São José do Cedro não poderia ficar fora do movimento regional de valorização do turismo.

“São José do Cedro não pode ficar para trás. Aproveitando o lançamento dos Caminhos da Fronteira, criamos uma identidade municipal que transmite as nossas qualidades culturais, nossas origens, nossa flora e nossa fauna. O visitante precisa identificar essa ligação e entender que aqui existem recursos que já estão sendo explorados e que, no futuro, serão ainda mais desenvolvidos”, frisou Júlio.

O secretário destacou ainda que o selo Cedro Turismo será a base para a organização do setor no município, integrando quem já atua ou pretende atuar com atividades turísticas. De acordo com ele, a proposta vai além de uma identidade visual.

“Hoje temos um logo que está sendo divulgado e que será trabalhado com todos que atuam no sistema turístico do município. Vamos criar conteúdos e uma página específica para facilitar o acesso às informações, mostrando de forma clara o que São José do Cedro oferece em relação ao turismo”, explicou.

Na avaliação do secretário, o turismo representa uma oportunidade estratégica de crescimento econômico.

“O turismo é extremamente importante para o desenvolvimento de um município. O fluxo de pessoas que vem de fora acaba trazendo recursos e deixando grande parte desse dinheiro aqui. Economicamente, isso é muito positivo. Nós já temos uma indústria forte e uma agricultura forte, algo que muitos países não têm. Se somarmos a isso o turismo, vamos nos tornar um município muito completo”, destacou.

Júlio ressaltou ainda o potencial de São José do Cedro para o turismo de experiência, especialmente no meio rural. Segundo ele, essa vivência pode começar desde cedo.

“O turismo de experiência é algo muito forte. Podemos começar inclusive com as crianças. Hoje, o município participa do desenvolvimento da ovinocaprinocultura, por meio de um convênio com o Sebrae que começa no início do ano. Imagine levar alunos para conhecer as ovelhas, tocar nelas, entender o comportamento dos animais. Isso é turismo sensitivo, é vivência.”

Júlio afirmou que o município já pensa em estruturar roteiros turísticos diversificados. “Nós temos potencial para criar roteiros completos: conhecer propriedades rurais, experimentar queijos, salames, cachaça, visitar cânions, fazer pescaria, fogueira ao ar livre. Hoje pode parecer algo pequeno ou voltado apenas à comunidade local, mas estamos pensando além.”

Iniciativa cria identidade própria e integra o município aos Caminhos da Fronteira apostando no turismo como novo vetor econômico
Leia também:
Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.