O número de mortos no desabamento de uma casa noturna em Santo Domingo chegou a 218, informaram as forças de segurança
O número de mortos no desabamento de uma casa noturna em Santo Domingo chegou a 218, informaram as forças de segurança nesta quinta-feira (10), enquanto se concentram em encontrar os últimos corpos na área da tragédia.
O desastre ocorreu na madrugada de domingo (06) para segunda-feira (07), durante um show do popular cantor de merengue Rubby Pérez, 69 anos, encontrado morto na manhã da última quarta (09).
Outras vítimas notórias são os ex-jogadores da Major League Baseball (MLB), a liga de beisebol dos Estados Unidos, Octavio Dotel e Tony Blanco; e a governadora da província de Montecristi, Nelsy Cruz.
“Infelizmente e com pesar, 218 pessoas morreram como número preliminar”, declarou Juan Manuel Méndez, diretor do Centro de Operações de Emergência (COE), à imprensa.
Méndez explicou ainda que todos os membros de sua brigada concluíram os esforços de busca. Segundo ele, outras 189 pessoas foram “resgatadas com vida” desde a data da tragédia. Entretanto, as autoridades locais descartam a possibilidade de localizar novos sobreviventes.
Estima-se que entre 500 e mil pessoas estivessem na casa noturna no momento do desabamento, cujas causas ainda estão sob investigação.
Hoje, o papa Francisco enviou uma mensagem de condolências pelo desabamento e disse estar “profundamente triste”. Além disso, o religioso expressou “pêsames aos familiares dos mortos, junto com expressões de consolo, solicitude viva e desejos de pronto restabelecimento dos feridos”.
– Homenagem
Mais de 300 socorristas trabalharam nos escombros de tijolos, chapas de zinco e barras de aço da boate. Um guindaste auxiliou na remoção dos blocos, e martelos hidráulicos foram utilizados. Dois cães ajudam a detectar restos mortais entre as ruínas.
A equipe de emergência disse na quarta-feira que encerraria as operações de busca durante a noite. Desde esse anúncio, 74 corpos foram encontrados.
Não há uma contagem oficial sobre o número de pessoas que assistiam ao show de Rubby Pérez, uma das vozes mais icônicas do merengue. A boate tinha capacidade para 700 pessoas em mesas e cerca de 1.000 em pé.
O governo prestará homenagem a Pérez nesta quinta-feira no Teatro Nacional.
A governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, e os ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Blanco também morreram.
É uma das maiores tragédias no país caribenho. Em 2023, 38 pessoas morreram em uma explosão em San Cristóbal, a meia hora de carro de Santo Domingo. Duas décadas antes, 136 detentos de uma penitenciária em Higüey (leste) morreram em um incêndio.
Shows do Ira! são cancelados no Sul do País após polêmica