Campanha nacional de vacinação começa em outubro para crianças e adolescentes; Dia D será em 18/10 com postos abertos em todo o país.

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação e reforça imunização contra sarampo e HPV

Campanha nacional de vacinação começa em outubro para crianças e adolescentes; Dia D será em 18/10 com postos abertos em todo o país.

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1º) o lançamento da campanha nacional de vacinação destinada à proteção de crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação, que ocorrerá de 6 a 31 de outubro, contará com mais de 6,8 milhões de doses distribuídas em todo o país. O Dia D de mobilização será no sábado, 18 de outubro, quando unidades de saúde funcionarão para ampliar o alcance da iniciativa. Para reforçar a divulgação, a pasta enviará avisos sobre a campanha a 40 milhões de pessoas por meio do aplicativo Meu SUS Digital e repassou R$ 150 milhões aos municípios para a organização.

Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, Covid-19, HPV, sarampo e febre amarela. O foco será recuperar crianças e adolescentes não vacinados, sobretudo contra HPV, febre amarela e sarampo. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as equipes também aproveitarão a mobilização para verificar se os pais ou responsáveis estão com suas próprias cadernetas em dia.

As unidades de saúde oferecerão vacinas como BCG, DTP, pentavalente, tríplice viral, poliomielite inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, hepatite A, hepatite B, rotavírus, influenza, Covid-19, febre amarela, varicela e HPV. Em razão do aumento de casos de sarampo na América do Norte, o ministério reforçou a prioridade desse imunizante e destacou a necessidade de ampliar a cobertura do HPV também entre jovens de 15 a 19 anos.

Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, haverá intensificação na vacinação contra a febre amarela. De acordo com a pasta, em 2025 serão destinados R$ 7,7 bilhões para aquisição de vacinas, soros e outros imunobiológicos, garantindo a oferta de mais de 50 produtos em cerca de 36 mil salas de vacinação pelo país.

O governo também lançará uma campanha de comunicação com o slogan “Vacinar é cuidar de quem você ama”. O ministro Alexandre Padilha reforçou o apelo lembrando sua própria experiência: “Sou pai de uma criança de 10 anos e faço questão de mantê-la com a caderneta em dia. Uso a versão digital, que mostra todo o calendário e envia alertas quando se aproxima a atualização da vacina”.

Campanha nacional de vacinação começa em outubro para crianças e adolescentes; Dia D será em 18/10 com postos abertos em todo o país.

Leia também:

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.