O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente à edição do segundo semestre de 2025.
A consulta pode ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Prouni oferece bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser integrais, com cobertura total do valor da mensalidade, ou parciais, cobrindo 50% do custo.
A concessão do benefício está condicionada à renda familiar do estudante: para bolsas integrais, é necessário ter renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277 em 2025). Para bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025).
Os candidatos pré-selecionados devem apresentar, até o dia 18 de julho, os documentos que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição. Essa entrega pode ser feita presencialmente ou pela internet, conforme as orientações de cada instituição de ensino.
Na edição do segundo semestre de 2025, o MEC está disponibilizando mais de 211 mil bolsas em todo o Brasil, sendo 118.385 integrais e 93.364 parciais. As oportunidades estão distribuídas em mais de 370 cursos oferecidos por 887 instituições de ensino superior privadas.
A segunda chamada está prevista para o dia 28 de julho. Os candidatos selecionados nessa etapa deverão apresentar a documentação até 11 de agosto.
Criado em 2005, o Prouni completa 20 anos em 2025. Desde então, o programa já concedeu bolsas a mais de 3,5 milhões de estudantes que não possuem diploma de curso superior.
Leia também:
- Jurassic World: Recomeço conquista o Brasil com recorde de estreia e segue dominante nos cinemas
- Genshin Impact: O jogo gratuito que virou febre mundial e conquistou milhões de jogadores
Estudante da área de saúde, Crysne Caroline Bresolin Basquera é especialista em produção de conteúdo local e regional, saúde, redes sociais e governos.